Destaque

Coolinas Imobiliária: “Defino-me como alguém que faz acontecer”

O mercado traz novos desafios e está em constante mudança, o conceito de mediação imobiliária está a alterar e todos os dias surgem novidades. Dizem que é em tempos atípicos que se descobrem novas direções e Margarida Mateus descobriu a sua no ano atípico de 2020. A COOLINAS Imobiliária surge com vontade de fazer diferente. A proximidade que faz dela também ‘sua’ mantém-se, pela mão de uma equipa que conhece bem o mercado.

A COOLINAS começou este ano a fazer o seu caminho no setor imobiliário, realizando sonhos e construindo a confiança dos clientes. De forma sucinta, como tem sido o percurso desde a sua génese até aos dias de hoje?

Já estava ligada ao ramo imobiliário numa agência em Lisboa. Em 2015 decidi sair e trabalhar autonomamente, sem horários, escalas ou reuniões e a PREDIMED, na pessoa do saudoso Carlos Montez, ofereceu-me essa oportunidade.

Trabalhava basicamente a zona de Lisboa e o espaço físico onde me reunia com os clientes era na nossa sede. Em finais de 2017 mudei-me para a margem sul, onde já tinha residido alguns anos, continuei o acompanhamento dos meus clientes em Lisboa, mas com a angariação de novos clientes nesta margem, senti a necessidade de ter um local nesta zona.

Em 2018 abrimos um escritório PREDIMED COOLINAS e foi um passo para, em dezembro de 2018, abrir a agência imobiliária com o mesmo nome. Este ano, em plena pandemia, decidimos arriscar. Saí da rede à qual estou grata por todo o apoio que me foi prestado nos últimos anos, mas necessitei de mudar, de arriscar e ter o poder de decisão na minha mão. A COOLINAS Imobiliária com cinco meses, manteve o mesmo staff , e tem uma carteira de clientes fiel que nos acompanha e nos referencia, ao contrário do espectável, a pandemia ainda não nos afetou.

Apesar de tudo, as relações humanas e as emoções são o que tornam este sector tão fascinante. Acredita que colocar paixão em tudo aquilo que faz tem sido a receita do sucesso?

Sou apaixonada pelo que faço, é fundamental que assim seja, de outra forma não funciona. As pessoas sentem o que transmitimos, trabalhamos para as ajudar de todas as formas possíveis e muitas vezes tornar o ‘impossível’ em realidade.

Na COOLINAS Imobiliária pretendemos clientes para a vida, para isso é necessária muita paixão!

Da construção até à venda, a COOLINAS assume um serviço chave na mão?

A COOLINAS Imobiliária tem atualmente, parcerias com várias empresas de construção, o que nos permite assumir um serviço chave na mão. Estamos com alguns processos em curso precisamente nesse sentido. Com a pandemia que estamos a atravessar, as moradias estão a ser alvo de uma procura nunca vista anteriormente. É efetuado um acompanhamento permanente desde a apresentação do projeto ao cliente comprador até ao contrato final, salvaguardando sempre os interesses de ambas as partes.

Neste e em todos os negócios concretizados, o acompanhamento ao cliente comprador, não cessa na data de escritura, estende-se para além dela, com o objetivo de percebermos o grau de satisfação e realização com a aquisição do imóvel.

O crédito é um dos fatores mais relevantes aquando a compra de uma casa. Como garantem o melhor crédito? As condições dos créditos são um grande entrave para os mais novos, como se pode ultrapassar essa barreira?

Para além das parcerias com construtores, a COOLINAS Imobiliária mantém igualmente parcerias com intermediários de crédito certificados pelo Banco de Portugal, estas entidades trabalham com a maioria das instituições bancárias e analisam todas as possibilidades em conivência com o promitente comprador de forma a que a opção de crédito seja a mais favorável. Para os mais novos, por vezes a barreira é mais difícil de ultrapassar pois maioritariamente, sonham com imóveis cujo valor está para além das suas possibilidades, é nesse momento que nós fazemos a diferença, procuramos exaustivamente um imóvel que se enquadre o máximo possível com o seu sonho e capacidade financeira.

Em tempos de alguma prudência devido à pandemia, o setor do imobiliário regressa num formato diferente. Acredita que esta nova realidade exige diferentes respostas e alguma criatividade? Que respostas desenvolveram internamente?

Para além da criação de um Plano de Contingência e respetiva implementação, na COOLINAS Imobiliária foram criadas duas áreas distintas: a área para os funcionários administrativos e consultores imobiliários; a área para atendimento e reuniões.

Todos (colaboradores e clientes) têm que cumprir as diretrizes da DGS, nomeadamente no controlo da temperatura corporal, lavagem ou desinfeção das mãos, etiqueta respiratória com uso obrigatório de máscara e distanciamento social. Todas as visitas agendadas em imóveis habitados, devem ser efetuadas apenas por um consultor imobiliário, e apelar à consciência dos interessados e comparecerem no máximo duas pessoas. Estamos a apostar também mais nos vídeos e em visitas virtuais. A segurança é essencial para que os proprietários nos continuem a confiar os seus imóveis.

É legítimo afirmar que este novo cenário ‘obrigou’ o setor a dar o salto tecnológico? De que forma é que vocês estão a apostar nas ferramentas tecnológicas no sentido de fortalecer relações com os clientes?

Sem dúvida que sim, passámos a utilizar a assinatura digital para formalizar os contratos, toda a documentação é enviada via e-mail, utilizamos frequentemente a videochamada e a publicitação de vários imóveis contêm para além das fotografias habituais, vídeos e visitas virtuais.

Existem casos em que os clientes têm interesse num determinado imóvel, mas por receio, recusam-se a visitá-lo, nestes casos as visitas são efetuadas através de videochamada, se efetivamente verificarem que o mesmo preenche todos os requisitos pretendidos, agendam então a visita presencial.

Se num passado não muito longínquo assistíamos a uma enorme força e vitalidade por parte do setor imobiliário, poderá essa dinâmica estar colocada em perigo daqui para a frente? Na sua opinião, no futuro, poderão os valores das habitações baixar?

Na COOLINAS Imobiliária ainda não sentimos diferença, posso até afirmar, que em certas zonas os valores aumentaram substancialmente. Constatamos que existe atualmente uma diminuição na procura por parte de compradores oriundos de outros países, principalmente nas zonas históricas de Lisboa, consequência da situação pandémica que atravessamos. Acredito, por isso, numa estagnação de valores.

Quais são, na sua opinião, os principais aspetos diferenciadores da liderança feminina?

Na minha perspetiva não encontro grandes diferenças, talvez alguns homens ainda não tenham percebido que estamos no século XXI e têm alguma dificuldade em acatar diretrizes de uma mulher. Como tudo na vida, na liderança não difere, existem grandes líderes de ambos os sexos o que me preocupa verdadeiramente são os pseudolíderes.

O número de mulheres em cargos de liderança está a aumentar. No entanto, ainda não é suficiente. Para si, que obstáculos são colocados às mulheres durante o seu percurso profissional? Esta é uma realidade para si?

Definitivamente as mulheres ainda estão em desvantagem em relação aos cargos de liderança, não existe equidade. Durante o meu percurso profissional, nunca me senti discriminada nem tive obstáculos de maior, mas nas empresas por que passei assisti a múltiplos casos em que a maternidade, entre outros, era sem dúvida um fator determinante e uma grande barreira no percurso profissional das mulheres. A maioria são obrigadas a “escolher” entre a carreira ou a maternidade, a título de exemplo.

Como é que se define enquanto empresária?

FAZEMOS ACONTECER é o slogan da COOLINAS Imobiliária, enquanto empresária defino-me como alguém que FAZ ACONTECER.

Qual foi o maior desafio profissional que já enfrentou?

Estou a enfrentá-lo neste momento, ao criar em plena pandemia a COOLINAS Imobiliária, com todos os riscos que advêm do momento que todos nós vivemos. Para isso, de forma ponderada estabeleci objetivos que me oferecessem o mínimo de garantias de êxito naquilo a que me propus, garantir os postos de trabalho já existentes, procura de soluções para a expansão com os riscos calculados de forma a não colocar em causa o negócio e por último e talvez o mais importante, trabalhar diariamente lado a lado com a minha equipa, tendo sempre presente a necessidade de a motivar de forma a que todos aqueles que a constituem, independentemente das suas funções, sintam que fazem parte de algo que com o seu trabalho dão um contributo muito importante para a existência da COOLINAS Imobiliária.

https://www.coolinas.pt/

Rua Virgínia de Moura Lj 3A
2840-565 Urbanização Colinas do Sul 218 081 223
 geral@coolinas.pt