Mulheres Inspiradoras Mundo Empresarial

MarClean: As melhores soluções de limpeza através da inovação tecnológica

A necessidade de ter um serviço de limpeza e desinfeção de espaços comuns aumentou com a pandemia vivida neste ano. A Marclean dá resposta a essa necessidade, utilizando os melhores produtos e as tecnologias mais atuais. O negócio, idealizado por Ana Ribeiro, diretora da empresa, nasceu como lavandaria self-service e engomadoria. No entanto, ajustou-se às necessidades de mercado e passou a contar com sete serviços distintos. A empresa sediada em Celorico de Basto tem-se consolidado no mercado e continua o seu crescimento depois da aposta na expansão dos seus serviços nas regiões do Porto e de Braga.

A Marclean foi-se moldando às necessidades do mercado. Como surge a Marclean e que motivações levaram a criar este negócio?

A empresa está no mercado há cerca de dois anos e nasceu da vontade de criar uma oportunidade de investimento numa lavandaria self-service com serviço de engomadoria. Associada a um estudo de mercado, verificou-se a necessidade de um serviço de limpezas que facilitasse e estivesse próximo do cliente.

No sentido de tirar partido também da minha experiência pessoal e profissional, a empresa ficou dotada de valências como a gestão de arrendamentos, alojamentos e condomínios, tornando-se assim numa mais valia.

Inicialmente sediada e com atuação apenas em Celorico de Basto, rapidamente sentimos que devíamos acompanhar as necessidades do mercado e expandir a nossa atuação para a área do grande Porto e Braga. Em poucos meses firmámo-nos no mercado e atualmente contamos com uma carteira de clientes significativa. A atração de novos clientes tornou-se um importante desafio para nós.

Ana Ribeiro, Diretora

Que serviços prestam e qual o vosso público-alvo?

Atualmente, estamos presentes em sete áreas de atuação, sendo que os serviços de limpeza e lavandaria são o nosso ponto forte. A MarClean disponibiliza um ecossistema de serviços inteligentes de limpeza e aplica a inovação tecnológica na gestão e nas soluções de limpeza.

 A empresa conta com três grandes equipas móveis, constituídas por profissionais auditados que se deslocam com todos os produtos e equipamentos profissionais e ecológicos.

O que mudou nos vossos serviços com a pandemia? Passaram a implementar novas medidas e metodologias?

As mudanças foram essencialmente na gestão dos recursos humanos e na necessidade de maior rigor na prestação dos nossos serviços.

Sentimos necessidade de dar formação específica e continua à nossa equipa e capacitá-la para processos de tomada de decisão, nomeadamente no que respeita à escolha de procedimentos a seguir, garantindo a segurança coletiva.

As coordenadoras e chefes de equipa têm a responsabilidade acrescida de verificação e registo do cumprimento dos procedimentos, sendo que perante qualquer dúvida contatam diretamente com o departamento responsável.

Foi a partir desta ideia que sentimos necessidade de criar um novo departamento, capaz de garantir que os nossos serviços têm qualidade. Neste sentido, contratamos uma profissional experiente, com formação superior, pós-graduada e mestre na área da saúde para orientar/colaborar na atualização/adequação de normas e procedimentos, baseados na melhor e mais recente evidência científica. Em simultâneo colabora no processo de validação dos nossos serviços e procedimentos, uma vez que iniciamos um serviço de partnership com a entidade certificadora SGS-Portugal.

Houve necessidade de inovar, tanto na forma de estar como em equipamentos mais eficazes?

Como já referimos, apostamos essencialmente na segurança associada à qualidade dos serviços prestados. Investimos na diversidade dos equipamentos. Neste momento somos uma empresa sólida e competitiva dentro do setor.

A pandemia alterou a forma de estar das nossas equipas. Tivemos necessidade de adequar os equipamentos à nova realidade, de acordo com as orientações específicas das entidades de saúde no que respeita às normas de atuação na nossa área.

Com a pandemia aumentou a consciencialização sobre e a importância de manter os espaços limpos. Acabaram por ter uma maior procura ou a quebra do turismo foi também sentida?

Há um aumento da solicitação dos nossos serviços de lavandaria, limpeza e desinfeção de áreas Covid-19 em lares, clínicas e unidades de saúde. Os clientes confiaram e confiam em nós para a linha de retaguarda e solicitaram reforço dos nossos serviços nos seus domicílios.

Com a evolução pandémica, em maio retomamos todos os nossos serviços habituais, com o devido ajustamento à realidade que vivenciamos. Este facto careceu de um grande esforço da nossa parte enquanto empresa, pois fizemos grandes investimentos, com grande importância e que consideramos essenciais.

Mais uma vez, as nossas equipas estiveram e estão à altura destes investimentos e rapidamente os colocam em prática e compreendem as necessidades de os instituírem tornando a empresa ajustada ao mercado, que, se por um lado sentimos diretamente a quebra do turismo, por outro a procura para novas soluções, nomeadamente no âmbito do Covid-19, tem permitido a empresa crescer e inovar.


MORADA

Av. dos Combatentes do Ultramar
4890-357- Celorico de Basto

TELEFONE

(+351) 918 853 504

EMAIL

info@marclean.pt