Destaque Mundo Empresarial

Água Vimeiro, a água que cuida do corpo por inteiro

Para assinalar 100 anos de atividade, a Água do Vimeiro levou a cabo um “rebranding”. A marca tem uma nova imagem, assinatura e posicionamento. O “rebranding” também inclui o ecossistema digital da marca e resultou num novo website e na criação do blogue “Equilíbrio Vimeiro”. Diogo Abreu, Administrador Executivo, destacou a nova abordagem da Água do Vimeiro.

A água do Vimeiro foi reconhecida em 1893 por Charles Lepierre, tendo entrado para a categoria de “Água Minero Medicinal” em 1896 por ordem do rei D. Carlos. Neste ano a EAV mudou a sua imagem, e trouxe um novo slogan, ‘Cuide do seu corpo por inteiro. Beba água do Vimeiro’. O que representa esta mudança? O que muda na Água do Vimeiro?

A Água do Vimeiro sempre existiu mas só com a primeira análise físico-química realizada por Charles Lepierre, em 1893, cuja data é agora parte integrante do novo logótipo da marca, se veio comprovar, à luz da ciência, as características únicas da nossa água e todos os benefícios reconhecidos pelo povo durante vários séculos.

Passados todos estes anos, a Vimeiro vem agora reafirmar a qualidade distintiva da sua água, valorizando o que a distingue e a torna única.

A nova imagem prende-se com a necessidade de afirmar esta nova estratégia: aposta na diferenciação, no que nos torna únicos no panorama nacional das águas minerais naturais. Uma água incomparável, conjugando uma elevada mineralização com um equilíbrio de minerais essenciais e um pH alcalino.

Também o nosso novo slogan é uma homenagem ao passado, adaptada ao tempo presente e que tem em conta as necessidades do consumidor português e o que a nossa água concede a quem a consome: uma hidratação profunda, a reposição de diversos minerais essenciais aos vários sistemas do organismo e, por isso, o cuidado do corpo por inteiro.

Hoje, acreditamos que existe um público muito mais atento àquilo que são os benefícios de uma água para a saúde e para o bem-estar, e temos a felicidade de podermos oferecer um produto que se presta a poder ser o porta estandarte das águas minerais em Portugal, no que diz respeito aos benefícios que aporta.

A Vimeiro quer voltar a apostar nas origens e a origem da marca é, como o próprio nome indica, a água Vimeiro Original, à qual anos mais tarde acrescentámos gás, surgindo por sua vez a Vimeiro Gás e a Vimeiro Sparkle. Queremos apostar naquilo que nos diferencia e que nos torna únicos, algo que nos últimos anos esteve bastante adormecido.

Com esta mudança a Água do Vimeiro pretende também incidir em novos segmentos de mercado, como, por exemplo, os desportistas?

A Água do Vimeiro é uma água secular que vem atravessando gerações e nessa medida toca-nos a todos ao longo da vida.

Dadas as suas características ímpares, é uma água com benefícios comprovados para todos, mas principalmente para quem necessita de uma hidratação prolongada e eficaz, e neste âmbito quisemos destacar 3 segmentos em particular:

– Grávidas e bebés, com quem a Vimeiro Original já tem um longo historial de afinidade, pela comprovada eficácia na hidratação e auxílio do processo digestivo limitando, nas grávidas, as náuseas, vómitos e azia e, particularmente nos bebés, prevenindo ou reduzindo as comuns cólicas que nos afetam nos primeiros meses de vida;

– Desportistas, na medida em que é a água, pela sua riqueza e equilíbrio mineral, que mais se adequa a uma plena hidratação antes, durante e após exercício físico, ajudando a repor os minerais que o mesmo consome e/ou elimina ao longo da prática desportiva;

– Seniores, na medida em que é uma fonte adequada de minerais essenciais para esta nossa fase da vida, como sejam por exemplo o cálcio, com efeitos comprovados benéficos ao nível do reforço da estrutura óssea e/ou diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Estes são segmentos que terão uma maior capacidade de estarem atentos ao que realmente importa para a sua saúde e bem-estar. Mas, se pensarmos bem, estamos a comunicar para todo o mercado.

Afinal, todos somos, de uma forma mais ou menos ativa, desportistas e todos nos preocupamos com a nossa saúde. Além disso, seguramente, todos ambicionamos envelhecer com a maior qualidade e bem-estar possível.

A necessidade de inovação de produto faz parte da estratégia de crescimento? De que forma?

Esta campanha visa fazer renascer a marca Vimeiro, que estava adormecida há já vários anos, e posicioná-la como a referência no setor em Portugal.

Através da criação de um ícone simples, duradouro e transversal à marca/produto, onde aliámos a secular história única da Vimeiro e um produto natural de excelência, esta campanha incluiu não só uma forte aposta no digital e TV como também um rebranding de todo o portfólio da gama ao qual acresce agora mais oferta em garrafa de vidro (Vimeiro Original 0.25L e 0.75L vidro) e Vimeiro Gás em embalagens PET e Vidro transparente, 100% recicláveis, para uma reciclabilidade mais eficaz e sem desperdícios. Uma inovação sustentável da Vimeiro que se preocupa com o impacto ambiental. É da Natureza que vem a Água do Vimeiro, a água que cuida do corpo por inteiro. Por isso, é da Natureza que também temos de cuidar.

Mas, nesta altura, mais do que inovar no produto, quisemos inovar na comunicação e na disponibilização de ferramentas e de informação que consideramos úteis e de interesse público uma vez que, no nosso entender, existe uma lacuna no mercado no que diz respeito à categoria, por não apresentar informação organizada e fácil para quem quiser descobrir as diferentes características e benefícios das águas.

Visando então preencher esta lacuna, queremos de forma clara, simples e objetiva informar o consumidor sobre as diferentes características das águas presentes no nosso mercado e os seus benefícios e, neste sentido, optámos por duas abordagens que se complementam.

Temos dois websites, um institucional www.aguadovimeiro.pt e um informativo, www.equilibriovimeiro.pt , com conteúdos específicos dirigidos a determinados segmentos de mercado como as mamãs, bebés, desportistas e seniores.

E apostámos em algo absolutamente inovador no mercado: um comparador de águas (https://www.aguadovimeiro.pt/comparador/), que tem por base a informação objetiva (composição química) disponível nos rótulos de diferentes águas que existem em comercialização no mercado nacional. O que o comparador faz é colocar esta informação ao dispor do consumidor, numa plataforma fácil e intuitiva, permitindo comparar, com base em critérios isentos e objetivos, as características químicas de cada água, e desta forma, contribuir para uma escolha mais informada por parte dos consumidores.

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. No entanto, nem todas as águas têm as mesmas características e, consequentemente, os mesmos benefícios para a nossa saúde. Que qualidades fazem da Água do Vimeiro um produto tão distinto?

A qualidade da água é fundamental para a saúde por estar envolvida em quase todas as funções corporais. A água pode ser considerada tanto como um nutriente essencial para a hidratação como também um alimento per si, porque contém minerais tais como o cálcio, o magnésio, o potássio, o sódio, o bicarbonato, o zinco, a sílica, etc…

Tal como a água, os minerais são essenciais para a saúde. Contudo, porque o organismo não consegue produzi-los, é necessária a sua ingestão de forma regular através dos alimentos e da água. Mas é necessário realçar que a biodisponibilidade de minerais dos alimentos é menor do que a da água mineral, uma vez que os minerais contidos nos alimentos estão ligados a moléculas complexas que podem limitar a sua capacidade de absorção, enquanto que os minerais que compõem a água encontram-se sob a forma de iões livres.

Por estas razões, a água que bebemos é de extrema importância.

E existem 3 características que diferenciam a Água do Vimeiro das restantes no mercado:

  • é uma água de elevada mineralização. Ou seja, na sua composição química, tem presentes vários minerais essenciais e em quantidades relativamente elevadas, face a outras marcas presentes no mercado.
  • esta composição mineral está presente na Água do Vimeiro de forma equilibrada, não havendo nenhum mineral que seja dominante.
  • o seu pH alcalino, de 7.2.

A conjugação destas 3 características diferenciadoras fazem com que a Água do Vimeiro seja uma água única no panorama nacional das águas minerais naturais e de nascente.

Existe ainda o fator do sabor, distinto, mas pouco habitual nas restantes águas portuguesas. A que se deve? Pode ser um entrave para o alcance de novos consumidores?

A Vimeiro Original apresenta, orgulhosamente, um sabor distinto e evidenciador de todas as suas propriedades nutricionais (decorrente da sua elevada mineralização). Todo o produto que se distingue tem características diferenciadoras e que afirmam a sua autenticidade. No nosso caso particular, não consideramos que tal possa ser um entrave a novos consumidores, mesmo junto daqueles que estão habituados a águas com sabor mais neutro (fruto da reduzida mineralização). Como costumamos afirmar internamente na empresa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se!”

Importa explicar que ao longo dos vários anos de residência no subsolo, num percurso de mais de 20 quilómetros onde chega a atingir uma profundidade de cerca de 2000m, a Água do Vimeiro vai adquirindo, de forma natural, uma mineralização única de acordo com as rochas por onde passa.

Quando emerge, apresenta características únicas e essenciais para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo: elevada mineralização, equilíbrio de minerais essenciais e pH alcalino. Características e benefícios reconhecidos por quem procura a qualidade e o equilíbrio necessários para cuidar do corpo por inteiro.

Do Vimeiro nascem águas para todas as ocasiões. Quais as ofertas da EAV?

A Vimeiro orgulha-se de ter um portfólio de águas único e incomparável no mercado português pois disponibiliza águas para todas as ocasiões da vida dos consumidores. Desde as águas com gás – Vimeiro Gás e Vimeiro Sparkle -, às sem gás – Vimeiro Lisa –, às naturais mineralizadas e de pH alcalino – Vimeiro Original.

Quanto às nossas águas sem gás, são bastante similares na sua origem, apesar de terem fontes de captação diferentes. Contudo, a Vimeiro Lisa passa por um processo específico chamado Osmose Inversa, através do qual retiramos alguns minerais da água e voltamos a introduzi-los em quantidades bastante inferiores às originais. Isto faz com que a Vimeiro Lisa seja uma água mais leve, menos mineralizada, indo ao encontro dos consumidores que preferem um sabor mais neutro.

Quanto às nossas águas com gás, ambas nascem da mesma fonte que a Vimeiro Original e, por isso, têm as mesmas características desta água. A diferença está no teor de gás, que é mais elevado na Sparkle. São também destinadas a mercados diferentes. A Vimeiro Gás é destinada ao mercado das águas minerais naturais com gás e a Vimeiro Sparkle para um conceito mais social, sendo considerada um mixer. Mistura-se com todas as bebidas, mas não se confunde com nenhuma.

Dado que a sustentabilidade é um dos vossos principais valores que iniciativas têm vindo a desenvolver para mitigar esta questão dos plásticos?

Ao longo dos anos e de toda a nossa atividade industrial e comercial, temos vindo a esforçarmo-nos para acompanhar as necessidades e promover a melhoria contínua de todo o nosso processo de produção sem nunca, em momento algum, descurar a importância da preservação do meio ambiente.

E é neste sentido que, não sendo possível a eliminação radical do plástico na nossa atividade por diversas razões, contribuímos com o abaixo exposto para mitigar a questão dos plásticos:

• Disponibilização de todos os produtos Vimeiro em garrafas de vidro;

• Substituição das embalagens PET e Vidro verde por PET e Vidro transparente, para uma reciclabilidade mais eficaz sem desperdício;

• Redução da gramagem de PET utilizado em cada garrafa, mantendo sempre a qualidade das nossas embalagens e garantindo sempre o bom acondicionamento do nosso produto;

• Utilização de PET 100% reciclável;

• Automatização e modernização dos processos de produção por forma a diminuir desperdícios;

• Separação interna dos plásticos de desperdício para reciclagem;

• Doação de tampinhas/cápsulas de desperdício a associações de solidariedade social.

Adicionalmente, trabalhamos constantemente junto do consumidor no sentido de consciencializar para a importância da reciclagem. Um trabalho desenvolvido por intermédio das redes sociais, da informação disponibilizada nas embalagens e também por intermédio da aposta em iniciativas e eventos direcionados para esta questão tão importante para nós.

Para lá das águas, a EAV pretende também no termalismo. Em que consiste a vossa oferta nesta área?

A Empresa das Águas do Vimeiro (EAV) integra um grupo composto também por hotelaria e termalismo. Tradicionalmente, as Termas do Vimeiro, reconhecidas pelas qualidades terapêuticas da sua água, operam durante o período de verão. Era nosso propósito alargar este período de operação mas, infelizmente, com a pandemia provocada pela COVID-19, e tudo o que esta tem trazido, não nos foi possível efetuar as alterações perspetivadas e, consequentemente, retomar a atividade em 2020.

Ainda assim, podemos adiantar que esta nossa oferta consistirá na disponibilização de Tratamento de Bem-Estar e Tratamentos Clássicos (Balneoterapia, Ventiloterapia e Fisioterapia), especialmente indicados para a prevenção e tratamento de várias patologias da pele e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório.

A zona do Vimeiro é fértil em águas mineromedicinais que se tornaram célebres desde os tempos longínquos, quando a Rainha Santa Isabel e a Infanta Dona Leonor fizeram uso destas nossas águas para tratamento de doenças de pele.