Atualidade Notícias

Governo formado. Descubra quem são as novas caras da equipa de António Costa

Governo formado. Descubra quem são as novas caras da equipa de António Costa
Governo formado. Descubra quem são as novas caras da equipa de António Costa

Com 19 ministros e 50 secretários de Estado, são 22 o total de caras novas que completam a magistratura de António Costa. O primeiro-ministro entregou esta manhã ao Presidente da República a lista que compõe os 50 secretários de Estado do novo executivo, destacando-se dessa lista os estreantes Nuno Artur Silva, na secretaria do Cinema, Audiovisual e Média, Patrícia Gaspar na Administração Interna, Susana Amador na Educação e Jamila Madeira, nova secretária de Estado Adjunta da Saúde.

Nuno Artur Silva é uma cara conhecida dos portugueses. Ex-administrador da RTP, fundador das Produções Fictícias, o novo secretário de Estado foi um dos criativos em programas como Contra-Informação, Contemporâneos ou Herman Enciclopédia e foi agora o escolhido para assumir a recém criada secretaria de Estado do Cinema, Audiovisual e Média. Nas novas secretarias de Estado destaca-se ainda a secretaria dos Recursos Humanos e Antigos Combatentes, inserida no Ministério da Defesa. Dentro do Ministério da Presidência, além da introdução de André Moz Caldas na Presidência do Conselho de Ministros, foi criada a Secretaria de Estado para a Integração e Migrações, que ficará sob a responsabilidade de Cláudia Pereira.

Depois de ser a voz da Proteção Civil após os incêndios de 2017, Patrícia Gaspar vai assumir a Secretaria de Estado da Administração Interna, substituindo José Artur Neves, ex-secretário de Estado que se demitiu após o caso das golas antifumo. Já Jamila Madeira, vai substituir Francisco Ramos enquanto secretária de Estado Adjunta da Saúde e António Lacerda Sales será o principal secretário de Estado da Saúde, sucedendo a Raquel Duarte. Ainda na Administração Interna, Antero Luís é uma nova cara do governo, assumindo a tarefa de secretário Adjunto.

Na equipa da Educação, Susana Amador é a única novidade do XXII Governo Constitucional, onde a jurista formada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e ex-presidente da câmara de Odivelas ocupará a posição que pertencia a Alexandra Leitão, que neste governo será a Ministra de Modernização do Estado e da Administração Pública.

Dentro do domínio de Pedro Siza Vieira, entra Rita Marques, que assume a pasta do Turismo e André de Aragão Azevedo para a Transição Digital. Já no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Berta Ferreira Nunes é a nova secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, substituindo José Luís Carneiro, agora secretário geral adjunto do Partido Socialista.

No Ministério do Ambiente e Alterações Climáticas, Inês dos Santos Costa, no Ambiente e Eduardo Pinheiro, na Mobilidade, são as caras novas governamentais. Com o novo Ministério da Coesão Territorial, ministrado por Ana Abrunhosa, foram apresentados os secretários de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, e Carlos Miguel como Adjunto do Desenvolvimento Regional. Passando os olhos pelo Ministério da Agricultura, além da nova ministra Maria do Céu Albuquerque, surge Nuno Tiago Russo como secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.

Das 22 caras novas, algumas já fizeram parte de executivos anteriores, nomeadamente Jorge Seguro Sanches, ex-secretário de Estado da Energia, exerceu o cargo até 2018 e novo secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional. Importa salientar, que nas Finanças não se efetuaram quaisquer alterações na equipa de Mário Centeno.

Num total de 50 secretários de Estado, 18 são mulheres, sendo esta a maior equipa governativa desde 1976, um total de 44 homens e 26 mulheres, incluindo ministros e primeiro-ministro. A tomada de posse deverá acontecer ainda esta semana.

Sobre este autor

INcorporate

Adicionar Comentário

Escrever comentário