Atualidade Covid-19 Desporto Notícias

Oficial: UEFA adia Europeu para 2021

A UEFA anunciou hoje o adiamento do Europeu para o verão de 2021. Dessa forma, Portugal mantém o título de campeão europeu mais um ano e as datas propostas para o agora Euro 2021 são entre 11 de junho a 11 de julho, do ano que vem.

Ao meio dia, a Federação Norueguesa de Futebol já tinha anunciado nas suas redes sociais, o adiamento do campeonato europeu de futebol, revelando inclusivamente as novas datas da competição. O novo coronavírus adiou as principais provas de futebol no velho continente e face ao atraso dos campeonatos e possível cancelamento de todas as provas, a existência de um campeonato europeu no verão de 2020 era já um cenário pouco provável.

Entretanto a UEFA, organismo máximo do futebol profissional na Europa, confirmou a decisão anunciada pelos noruegueses. Num comunicado, é indicado que “A saúde de todos os envolvidos no jogo é a prioridade, bem como evitar colocar qualquer pressão desnecessária sobre os serviços públicos nacionais envolvidos na realização de partidas. A mudança ajudará todas as competições nacionais, atualmente em espera devido à emergência COVID-19, a serem concluídas”. Quem já adquiriu bilhetes para o europeu, a UEFA garante um reembolso total do seu valor.

Após várias reuniões em videoconferência entre a UEFA e os secretários gerais e presidentes das 55 federações nacionais, juntamente com representantes das Ligas Europeis, FIFPro e a Associação Europeia de Clubes, foi criado um grupo de trabalho que irá estudar todas as condições relativamente ao término da atual temporada, seja dos campeonatos nacionais, seja da Liga dos Campeões e Liga Europa.