Atualidade Covid-19 Notícias

Abre hoje centro de rastreio da COVID-19 no Porto

Uma medida pioneira em Portugal é o centro de rastreio da COVID-19 que abre hoje portas no espaço do Queimódromo, no Porto. Com capacidade para testar 400 pessoas por dia será sem dúvida uma mais valia no combate a esta pandemia.

A ideia foi da Unilabs Portugal que, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Administração de Saúde do Norte (ARS-Norte)  acaba de criar um local dedicado à colheita de amostras para rastreio da doença COVID-19, num modelo pioneiro em Portugal.

Em comunicado, a empresa explica que “o objetivo é testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva e aliviar o afluxo de potencias suspeitos portadores aos hospitais”. Para tal, “estas três entidades conseguiram, nas últimas 72 horas, preparar o primeiro centro de rastreio para Covid-19 em modelo drive thru montado em Portugal”.

Este centro vai permitir aos pacientes que suspeitem estar infetados e que já tenham sido referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, deslocarem-se até ao ponto de recolha e, sem entrar em contacto com outras pessoas, fazerem o teste. Os resultados serão depois enviados ao paciente e às autoridades de saúde pública.

No Queimódromo, onde se localiza o centro de rastreio, as entradas e saídas serão controladas pela polícia e, por dia, será possível testar 400 pessoas, “numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia”. Neste centro estarão médicos de Medicina Geral e Familiar que vão aplicar um inquérito epidemiológico e sintomático que avalia a necessidade de teste ou de outra orientação.

As entidades reforçam que o centro de rastreio da COVID-19 do Porto apenas funcionará por marcação prévia junto das autoridades de saúde e, por isso, pede-se a todos os cidadãos que se desloquem ao local apenas se tiverem marcação e apenas à hora que lhes for comunicada, por forma a não criar constrangimentos de tráfego ou aglomerados que podem por em causa o seu normal funcionamento e o atendimento atempado dos suspeitos ou doentes.