Atualidade Ciência e Tecnologia Covid-19 Notícias

Cientistas descobrem como o nosso sistema imunitário combate a COVID-19

Foi esta terça-feira publicado um artigo científico, na revista Nature Medicine, que justifica de que forma o nosso sistema imunitário combate o novo coronavírus. O grupo de cientistas responsáveis pela descoberta alegam que o nosso corpo reage à COVID-19 como se de uma gripe normal se tratasse.

Numa altura em que parece não haver respostas concretas em relação às propriedades do novo coronavírus e às reais consequências desta pandemia, cientistas australianos da Universidade de Melbourne e do Instituto de Infeções e Imunidade Peter Doherty, já tem uma resposta em relação à forma como nosso sistema imunitário se defende desta doença. As investigações concluíram que as células que se formam quando o corpo começa a recuperar, são as mesmas que surgem após uma gripe.

As comparações da COVID-19 com a gripe sempre existiram, no entanto em termos científicos nada fundamentava a hipótese se ambos os vírus serem muito semelhantes. Desta forma, pode começar aqui o ponto de partida para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o novo coronavírus.

No dia de ontem, os Estados Unidos da América já tinham iniciado o teste em humanos de uma vacina de proteção contra o contágio da COVID-19, de forma combater o crescimento da pandemia e do número de vitimas. Os testes foram inclusivamente anunciados pelo Instituto Nacional de Saúde americano. Estes testes tem a duração de seis semanas e ontem foi administrada a primeira vacina a um voluntário, num total de 55, todos adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos, saudáveis.