Atualidade Covid-19 Notícias

Comemorações do 10 de junho canceladas

É oficial, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou as comemorações relativas ao 10 de junho. Este ano, as cerimónias de comemoração do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas iam acontecer na Madeira e na África do Sul, no entanto e considerando as circunstancias atuais, o Presidente da República optou por dar as festividades como canceladas.

Numa decisão anunciada por carta ao Primeiro-Ministro e ao Presidente da Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa anulou as comemorações preparadas para o dia 10 de junho, algo que já vinha a ser especulado em várias medias. Quer na Madeira, quer na África do Sul, as comemorações seriam presididas pelo cardeal madeirense Tolentino Mendonça.

A carta, à qual a agência Lusa teve acesso, refere que “considerando as circunstâncias atuais de pandemia Covid-19, cujos efeitos se vão ainda estender por largas semanas, vejo-me constrangido a decidir a anulação das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas que estavam previstas no mês de junho para o Funchal e junto das comunidades portuguesas na África do Sul”.

No inicio da tarde da tarde, o Presidente da República em conferência de imprensa, explicou as motivações por detrás do cancelamento, indicando que mesmo sem comemorações, haverá uma celebração, “com o bom senso que pede o fim de uma crise”. Apesar do feriado ser apenas em junho, a organização das festividades teria de ser organizada agora e não há garantias que no dia de Camões, já existam condições favoráveis para práticas que reúnam centenas ou milhares de pessoas. Dessa forma, para Marcelo Rebelo de Sousa não faz sentido nesta fase estar a organizar um evento “desta envergadura”.