Atualidade Covid-19 Notícias

COVID-19: Afinal o país mais afetado é San Marino, segundo as estatísticas

San Marino, com apenas 61 quilómetros quadrados e 34 mil habitantes, é o país mais afetado do mundo pelo novo coronavírus, considerando o número de casos de doentes per capita.

San Marino registada, ontem, 200 pacientes infetados pela COVID-19 e 21 vitimas mortais. A micronação cercada pela região centro-norte da Itália surge, assim, nas estatísticas como o país mais afetado pela pandemia. 

Segundo o El Confidencial, este é o país com mais infetados e mais mortes por cada milhão de habitantes no mundo e também aquele que apresenta a pior taxa de mortalidade, que se fixa em 11%, acima dos 9,3% de Itália, dos 7,9% do Irão e dos 6,2% de Espanha. O primeiro caso de contágio foi conhecido a 27 de fevereiro, e tratava-se de um homem de 88 anos proveniente de um país vizinho.

São Marino tem apenas 61 quilómetros quadrados e cerca de 34 mil habitantes e regista uma taxa de 5,5 casos por cada 1000 pessoas. Países como Luxemburgo e Andorra também surgem na lista dos países com maior número de mortos e infetados, tendo em conta a população.

Gabriele Rinaldi, diretor da autoridade sanitária do país diz que “a situação é trágica”. “Estamos perante uma das piores crises da história de San Marino”. A 8 de março, parte de Itália entrou em quarentena, mas as autoridades de San Marino optaram por medidas menos drásticas e fecharam as escolas, mas optaram por não suspender a atividade comercial. Neste momento, contudo, os hospitais começam a não conseguir dar resposta e o maior problema é a incapacidade do país em testar os suspeitos, uma vez que as amostras são enviadas para um laboratório em Itália. Até agora as autoridades de saúde locais fizeram 401 testes, tentando testar todas as pessoas que tenham sintomas mais desenvolvidos.