Atualidade Covid-19 Notícias

Testar todos: A Islândia como exemplo no combate à COVID-19

A Organização Mundial da Saúde já revelou um dos segredos para combater o novo coronavírus: testar toda a gente. E, depois, isolar quem testou positivo para a COVID-19. A Islândia segue o conselho e dá o exemplo.

O conselho da OMS é fácil: testar toda a gente. No entanto, nem todos os países com casos de COVID-19 estão a conseguir seguir este conselho.  Alguns por falta de testes, outros por limitações laboratoriais ou ainda na recolha das amostras. E, nesses casos, optam por testar apenas os casos mais graves. A Islândia tem sido o país de exceção, mas o facto de ter apenas 360 mil habitantes pode estar a ajudar.

Para que melhor se compreenda, segundo os números avançados pela DGS seriam necessários 40 dias para testar toda a população islandesa, enquanto para os 10 milhões de portugueses seriam necessários mais de mil dias, uma diferença significativa que, em caso de pandemia, é determinante.

Independentemente de terem sintomas ou não, todas as pessoas na Islândia estão a ser testadas e essa pode ser a principal diferença, uma vez que mesmo os cidadãos assintomáticos, e que estão infetados, podem tomar imediatamente medidas para evitar infetar outras pessoas, isolando-se em casa.

Até hoje foram realizados 9768 testes, dos quais 4197 foram diagnosticadas através do sistema nacional de saúde e 425 testaram positivo para a COVID-19.

Outros dos exemplos de sucesso na luta contra a pandemia é a Coreia do Sul. O país decidiu testar todos os cidadãos, mesmo os que estão assintomáticos, numa média de 15 mil testes por dia e que permitiu controlar a disseminação do vírus no país.