Ação Social Atualidade Covid-19 Notícias

COVID-19: Utentes dos lares do país começam hoje a ser testados

Os utentes dos lares de idosos do país começam, esta segunda-feira, a ser testados para o novo coronavírus. Os testes usados são de produção nacional, com reagentes que não precisam de ser importados.

Testar é a palavra de ordem. E começar pelos grupos de riscos, numa operação de logística complicada” é a prioridade, segundo afirma  a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em declarações ao jornal Público, à TSF e à Rádio Observador.

A partir desta segunda-feira vários lares em Portugal vão ser sujeitos a testes a idosos e funcionários, com um teste de diagnóstico produzido em Portugal, com componentes que não precisam de ser importados, criado por iniciativa do Instituto de Medicina Molecular (IMM) e da sua diretora, a investigadora Maria Manuel Mota, especializada na investigação da malária. A Cruz Vermelha vai ajudar na recolha das amostras.

Este, assegura a ministra, “é um programa muito complexo, porque envolve muitos lares em todo o país. Hoje já começamos com os primeiros testes. Nós asseguramos a recolha com a grande parceria da Cruz Vermelha e o objetivo é assinar o máximo de parceiros possível para chegar ao maior número de lares possível”.

O Estado encomendou ao IMM 10 mil testes, depois de terem sido certificados pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa).

Ana Mendes Godinho garante que, nesta primeira semana, serão testadas entre 150 a 200 pessoas por dia.  À TSF, disse que “o objetivo é, em função também da capacidade de produção de testes por parte do IMM, das universidade e também das várias entidades que queiram fazer parte deste programa a nível nacional (…) chegar, naturalmente, a todos os concelhos e é exatamente isso que estamos a operacionalizar e a garantir que vai acontecer”.