Atualidade Covid-19 Notícias

Hospital da Misericórdia de Valpaços ajuda Hospital de Trás-os-Montes a libertar camas

A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, no distrito de Vila Real, disponibilizou as instalações do novo hospital, com cerca de 40 camas, para acolher doentes não-Covid e ajudar a combater a sobrelotação do Hospital de Trás-os-Montes.

A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços tornou-se num apoio importante ao SNS, já muito pressionado por causa da pandemia, disponibilizando o novo Hospital para dar resposta a doentes não-Covid. O objetivo é libertar meios e camas para o caso de a pandemia continuar a evoluir.

Durante o dia de hoje a instituição recebeu “os primeiros doentes NÃO-COVID, provenientes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD)”, referem nas suas redes sociais.

“Esta medida resulta do acordo celebrado com a ARS-Norte, para a prestação de cuidados de saúde, nomeadamente para doentes internados, com patologia médica (em fase aguda da doença), reforçando assim o nosso papel de prestação de cuidados de saúde complementares ao Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Em novembro do ano passado a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços aderiu ao Acordo realizado entre a ARS-Norte e as unidades prestadoras de cuidados de saúde do setor social, para a prestação de cuidados de saúde, no âmbito das medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do COVID-19.

Assim, a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, disponibiliza “10 camas para tratamento de outras situações não COVID-19, nomeadamente para doentes internados, com patologia médica (em fase aguda da doença), reforçando assim o seu papel de prestação de cuidados de saúde complementares ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O acesso dos doentes aos hospitais aderentes a este Acordo efetua-se da seguinte forma:

a) mediante referenciação por parte dos hospitais do SNS, nos termos das normas em vigor no SNS;

b) mediante transferência de doentes não COVID-19 dos serviços de internamento dos hospitais do SNS para os hospitais aderentes.

O presente acordo teve início a 1 de novembro de 2020.