Poder local

Uma comunidade “mais justa, mais solidária e mais inclusiva” em Mesão Frio

O Município de Mesão Frio foi recentemente premiado com o Prémio Viver em Igualdade, atribuído pela Comissão de Igualdade de Género (CIG), em reconhecimento da implementação do II Plano Municipal para a Igualdade de Género. O Presidente da Câmara, Paulo Silva, fala-nos do esforço da autarquia em promover políticas de igualdade e não discriminação, reforçando o compromisso com a comunidade.

Pode explicar a importância deste prémio e o que representa para a autarquia?

Ao receber este prémio, o Município de Mesão Frio vê reconhecido todo o trabalho desenvolvido, ao longo dos últimos anos, estando o atual executivo desta Câmara Municipal, totalmente, comprometido com esta temática. Pretende-se dar continuidade à implementação de ações inovadoras em matéria de igualdade de Género e Não Discriminação, revestindo-se, contudo, de uma acrescida responsabilidade, no incentivo às entidades locais na adoção de medidas semelhantes e no fortalecimento de uma cultura de respeito.

Qual foi o verdadeiro foco deste plano e quais foram as políticas de ação executadas pelo município nos últimos dois anos, que contribuíram para a conquista deste prémio?

O foco do II PMIND deste Município traduziu-se na implementação de políticas de ação que promovem a igualdade de oportunidades, na criação de estratégias que permitem prevenir a violência de género, na promoção de campanhas de sensibilização e educação, como forma de desconstruir estereótipos, no favorecimento da participação ativa dos homens na vida familiar e no estabelecimento de medidas de monitorização para avaliação das políticas de igualdade de género desenvolvidas no concelho.

De que forma o reconhecimento com o Prémio Viver em Igualdade influencia a continuidade ou ampliação destas políticas em Mesão Frio?

Esta distinção serve como um reconhecimento oficial do trabalho realizado pelo corpo técnico do Serviço Social do Município, permitindo dar uma maior visibilidade às ações já implementadas. Esta premiação irá consolidar o compromisso do Município a priorizar a Igualdade de Género nos seus planos e políticas, reforçando-as na agenda pública.

De que forma é que a Câmara Municipal tem envolvido a comunidade local e outras entidades na promoção de políticas de igualdade de género e não discriminação?

Com a implementação das ações internas e externas do II PMIND, o Município tem desenvolvido um trabalho de proximidade com as entidades locais e com a comunidade, com a finalidade de obter uma maior evolução nas políticas públicas em matéria da promoção da Igualdade de Género e Não Discriminação.

Quais são os principais objetivos e metas do plano até 2026 e de que forma o prémio motiva a autarquia a continuar a avançar nestas questões de igualdade e não discriminação?

O principal objetivo do II PMIND é assegurar os interesses da comunidade local nas questões relacionadas com a Igualdade de Género, de oportunidades e de qualidade de vida, através da promoção e da continuidade da implementação de medidas, que combatam o preconceito e a discriminação. Esta distinção contribui para o fortalecimento da implementação de ações/ medidas que permitam contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa, mais solidária e mais inclusiva em matéria da Igualdade.