É mais uma prova que o nosso país está na moda. De acordo com um ranking feito pelos leitores da Condé Nast Traveler, revista norte-americana especializada em viagens, Portugal é o terceiro melhor país do mundo para se visitar.
Os resultados, que foram publicados esta semana, mostram que só a Indonésia e a Tailândia nos superam no top 20 recém-eleito.
No ano passado, Portugal tinha ficado em 18.º lugar na classificação, cuja liderança pertencia a Itália. Em 2019, apenas o nosso país, Itália (9.º) e Grécia (7.º) representam a Europa nos dez lugares cimeiros.
Nesta que foi a 32ª edição dos Readers’ Choice Awards (Prémios da Escolha dos Leitores, em tradução literal) da revista, foram ainda eleitas as melhores cidades, ilhas, hotéis, resorts, spa, linha de cruzeiros e comboios do mundo. E também aqui Portugal marcou presença, nomeadamente com os spas Vila Vita Parc, em Porches, no Algarve, que ficou em 3.º lugar, e com o Six Senses Douro Valley, em Lamego, que ocupou a 13.ª posição.
Esta não é a primeira vez, este ano, que Portugal é eleito um dos melhores destinos turísticos do mundo. Em junho, já tinha recebido 25 prémios dos World Travel Awards, conhecidos como os “Óscares do Turismo”, onde tem marcado presença nos rankings há três anos consecutivos. No passado mês de setembro, recebeu o reconhecimento de destino turístico acessível pela Organização Mundial do Turismo.
Votaram cerca de 600 mil leitores registados da Condé Nast Traveler, um “recorde”, como salienta a publicação, e este foi o top 20 dos melhores destinos do mundo:
- Indonésia
- Tailândia
- Portugal
- Sri Lanka
- África do Sul
- Peru
- Grécia
- Filipinas
- Itália
- Vietname
- Turquia
- Japão
- México
- Tanzânia
- Israel
- Colômbia
- Nova Zelândia
- Irlanda
- Camboja
- Croácia