Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias está entre as 10 finalistas que concorrem à nomeação oficial para os Óscares 2020. A curta-metragem, realizada por Regina Pessoa, está na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Dos 92 filmes elegíveis na categoria, foram selecionados 10. Destes, posteriormente, sairão os cinco nomeados oficiais, a revelar no dia 13 de janeiro.
A história remete para “as memórias afetivas e visuais” da infância da própria realizadora e pretende homenagear um tio, “um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima”, é possível ler na nota de intenções do filme. “Este é o meu testemunho como a vida de uma pessoa não tem de ser extraordinária para ser excecional na vida de alguém“, afirma Regina Pessoa.
A curta de 13 minutos tem vindo a conquistar reconhecimento internacional com uma nomeação para um prémio Annie e vencedora de dois prémios no Festival Internacional de Animação de Annecy (Prémio Especial do Júri e Prémio para a Melhor Música Original).
Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias é distribuído e promovido pela Agência da Curta Metragem e coproduzido entre Portugal (Abi Feijó, Ciclope Filmes), França (Reginald de Guillebon, Les Armateurs) e Canadá (Julie Roy, ONF).
Nesta corrida aos cinco nomeados finais e ao prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação, a curta portuguesa concorre com nove trabalhos internacionais como, por exemplo, Hair Love, de Matthew A. Cherry, ou uma curta-metragem de animação da Pixar intitulada Kitbull, de Rosana Sullivan.
É a segunda vez que a realizadora chega à “short-list”: em 2006, “História Trágica com Final Feliz” acabou por não chegar às cinco curtas que foram nomeadas.