Moscavide e Portela, duas freguesias distintas inseridas no centro metropolitano de Lisboa. Ricardo Lima, presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela apresentou-nos duas freguesias dinâmicas e com vida.
Dinâmica é palavra de ordem quando falamos de Moscavide e de Portela. Há eventos, atividades, cultura e muita vida nestas duas freguesias. A isso muito se deve o trabalho do atual executivo da Junta de Freguesia, que com alguma irreverência trouxe a estas freguesias uma forma de estar diferente.
“Temos duas freguesias muito distintas, tanto no ponto de vista social como da sua dinâmica social. Moscavide é uma freguesia que é um centro comercial a céu aberto. Tem uma localização privilegiada, é uma das localidades mais bem apetrechada no ponto de vista de transportes públicos. É uma vila muito procurada por universitários que vêm estudar para Lisboa. Por outro lado, Portela é uma urbanização caracterizada pela qualidade urbanística com muitas zonas verdes e de lazer. Tem uma zona central que com uma oferta comercial muito abrangente e mais tradicional que é o seu coração”, conta-nos Ricardo Lima, presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela.
Facto é que há eventos e atividades ao longo do ano, o que traz vida a um centro urbano distinto. Talvez o facto de Ricardo Lima ser um presidente bem mais novo do que o normal tenha trazido uma visão mais atual e inovadora, mas sem descurar nunca de um forte componente social.
Dos eventos que decorrem regularmente há vários que destacamos. A ‘Festa do Chocolate e Doçaria de Moscavide’ que decorre em fevereiro com animações temáticas, animação de rua, andas e malabares, uma estátua de chocolate e uma zona de alimentação fazem parte da oferta, a ‘Feira Medieval da Portela’ traz à atualidade a história dos nossos antepassados. ‘Feira dos Sabores de Moscavide’, em maio, é um dos eventos gastronómicos de referência da região de Lisboa, uma verdadeira montra dos sabores da região. O ‘Portela Street Food Festival’ é uma festa que invade o Jardim Almeida Garrett, a sua missão é dar a conhecer a atividade de street food dando a oportunidade aos visitantes de poderem conhecer todas as ofertas e conceitos desta atividade. Há ainda as ‘Marchas Populares de Moscavide’, a Rota dos Sabores, o ‘Fado na Vila’, o ‘Milha Urbana de Moscavide’, o ‘Moscavide Street Party Sunset’, o ‘Portela em Festa’, as feiras urbanas, entre muitos outros eventos. Como estamos em dezembro, realçamos ainda o ‘Natal com Vida’, com atividades diárias, porém, neste ano, as atividades foram limitadas devido à pandemia do no coronavírus.
Trabalho em prol da comunidade
Para além das atividades, a Junta de Freguesia desenvolve um conjunto diversificado de apoios e ações sociais. Esta é uma aposta concreta nas pessoas de uma junta de freguesia que se transformou “para estar ao lado das pessoas”.
O projeto ‘Envelhecimento Ativo e Saudável’ oferece várias atividades lúdica, num funcionamento idêntico a uma universidade sénior. O ‘Gabinete de Intervenção Social’ que trata de problemas sociais, inclui um banco social, uma loja social e que abrange o projeto ‘Oficina do Reformado’, um serviço que é um verdadeiro apoio para as pessoas, que de outra forma teriam muitas dificuldades em obter a ajuda necessária para pequenas, mas fundamentais, reparações nas habitações. Também o projeto de ‘Espaço de Saúde e Bem Estar’ é uma oferta distinta para toda a comunidade oferecendo apoios de saúde. “Apoiamos diretamente mais de uma centena de famílias. Tem uma componente social, com resposta também a despesas urgentes para famílias carenciadas. É um trabalho em rede entre a junta a camara e a segurança social”, explicou o presidente.
Direcionado para a comunidade sénior a Junta de Freguesia tem um projeto de Centro de dia, um espaço acolhedor, centrado no equilíbrio entre o convívio e o respeito pela individualidade e dignidade de cada sénior, a sua valorização pessoal e a partilha de conhecimentos e crescimento pessoal. Durante grande parte deste ano, e devido á Pandemia, este projeto reinventou-se e inclui apoio ao domicílio levando refeições e prestado apoios à comunidade sénior.
Ainda é de realçar o projeto ‘Eu sou o futuro da freguesia’ direcionado aos mais novos, com várias ofertas didáticas com objetivo de estimular a criatividade, hábitos de vida saudáveis, atividades desportivas, culturais, cívicas e comunitárias. O ‘Freguesia em movimento’ é também um projeto direcionado a quem se quer manter ativo, podendo incorporar algumas atividades como caminhadas, jogos tradicionais, artes marciais, entre outros. Ricardo Lima sublinha ainda que durante este ano, houve a necessidade de readaptar todos os projetos e atividades. “Tivemos de transformar os nossos serviços para proteger as pessoas. Tivemos de ter em conta algumas prioridades e a prioridade durante esta altura pandémica foram as pessoas. Nesta altura chegamos a apoiar mais de 1500 famílias”.
O objetivo de fazer chegar o metro de Lisboa a Portela
Esta é uma das lutas mais importantes para a freguesia de Portela, e a qual este executivo tem reunido vários esforços. O presidente sublinhou a importância de fazer chegar a rede do metro de Lisboa até Portela. “Tendo em conta as características urbanísticas, o número da população e a forma como a rede do metro está montada, não existe justificação possível para que não exista metro na Portela”.
A trabalhar para as necessidades da comunidade, o atual executivo deu resposta a “uma das maiores necessidades de Moscavide, o estacionamento, tendo em conta a sua característica urbana. Neste momento a construção de um parque de estacionamento subterrâneo era algo necessário e passará a ser uma realidade em breve. Está aberto um concurso público para a sua construção e também de um novo mercado, mais moderno e adaptado a uma nova realidade”, vincou Ricardo Lima.
“Na portela temos também em progressão a construção do edifício autárquico da junta, assim como uma residência sénior, com uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa que irá financiar este projeto”. “Temos também em curso a requalificação do jardim do centro de Moscavide”. Apesar de toda a obre, há muitos mais projetos que o atual executivo pretende concretizar, o presidente destacou a requalificação da Secundária da Portela e da Escola EB2,3 Gaspar Correia. Contudo, ainda com muitas ambições o presidente realçou que a prioridade será sempre as pessoas, a comunidade e as suas necessidades.