Atualidade Cultura | Património Educação | Ensino Notícias

Graça Morais recebe Doutoramento Honoris Causa da UTAD

Foto: UTAD

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) atribui hoje o Doutoramento Honoris Causa à pintora transmontana Graça Morais. A cerimónia tem lugar na Aula Magna e pode ser acompanhada em direto na UTAD TV.

A cerimónia de atribuição contará com a presença do reitor da Universidade Emídio Gomes, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A pintora considera importante a atribuição a uma mulher e a uma artista do Doutoramento “honoris causa”, pela UTAD. “Sinto que é importante, mas mesmo muito importante que uma universidade atribua um ‘honoris causa’ a uma mulher e a uma artista, porque não é muito comum as universidades fazerem-no”, afirmou Graça Morais em comunicado à academia transmontana.

A artista é natural da aldeia do Vieiro onde mantém um atelier. “Tenho um enorme amor ao meu país, mas em especial a estas terras que eu conheço e que lutam sempre com imensas dificuldades, a vários níveis”.

Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência e Raquel Henriques da Silva são os padrinhos da pintora agraciada. Graça Morais, figura maior da história da arte contemporânea, tem mais de 50 anos de vida artística e será a segunda mulher a ser distinguida com o Doutoramento Honoris Causa da UTAD.