Nélia Neves é uma das pessoas que mais tem contribuído para o crescimento da marca ERA em Portugal. Particularmente na Madeira, onde para além da ERA Funchal Sé inaugurou já a ERA Garajau, mas também no continente, onde abriu com um sócio a ERA Estoril. Sempre leal aos seus princípios, define-se como uma pessoa que procura sempre alcançar os seus objetivos “sem prejudicar ninguém” e que “adora desafios”. Autêntica embaixadora da região, apaixonada pela ilha, convida-nos a todos a visitar a Madeira e o seu “maravilhoso Funchal”.
A Nélia Neves abriu a agência ERA Funchal Sé há seis anos. Peço-lhe que comece por nos falar um pouco do seu percurso até esse momento.
Iniciei o meu trajeto profissional na Banca, onde estive 18 anos. É um percurso que me enche de orgulho porque comecei do zero, fui crescendo dentro da Instituição com muito trabalho, dedicação e disciplina, onde culminei a minha atividade como Diretora da Instituição Financeira na Venezuela, onde estive cinco anos, até 2015. Devido à situação de insegurança nesse país decidi regressar a Portugal, para iniciar um projeto meu, onde pudesse desenvolver e pôr em prática toda a minha experiência ganha ao longo dos anos de trabalho.
Sempre trabalhei na área comercial, é algo que gosto e me desafia todos os dias, daí ter escolhido o setor Imobiliário, que acho fascinante. Em fevereiro de 2017 abri as portas da ERA Funchal Sé, tendo contribuído em grande parte para a expansão da ERA Portugal na Ilha da Madeira, sendo que um ano depois abria a ERA Garajau, e ainda em 2019 abri também a ERA Estoril, em Lisboa, juntamente com meu sócio Cardoso Marques. Três anos, três lojas que deram muito trabalho e hoje são lojas de sucesso. Sempre gostei de criar, de empreender novos desafios e espero continuar a expandir a marca ERA em Portugal.
Quais são os principais valores que definem a Nélia Neves e que a inspiram todos os dias?
Sinto-me uma pessoa afortunada pelos valores que me foram incutidos no meu seio familiar, que para mim são a base de tudo. Sou uma pessoa trabalhadora, determinada, disciplinada, que procura sempre alcançar os seus objetivos sem prejudicar ninguém, sempre leal aos meus princípios, e que adora desafios. Inspira-me o facto de saber por experiência própria e por exemplos do meu entorno familiar, que tudo o que queremos alcançar é possível, se tivermos disciplina, determinação e persistência. E saber ainda que com isto motivamos e ajudamos pessoas a crescer pessoal e profissionalmente a alcançar os seus objetivos, é algo que me dá muita satisfação e me motiva a continuar a empreender.
Num setor tão competitivo como é o imobiliário, o que a levou a optar pela ERA?
Quando decidi iniciar o meu projeto no setor Imobiliário tive a oportunidade de conhecer o modelo e cultura das maiores marcas do país e, quando conheci o modelo da ERA Portugal, claramente não tive dúvidas de que é o modelo com o qual me identifico. Apostam muito na formação e no cuidado com as suas pessoas, independentemente do cargo ou função que ocupem. Um consultor Imobiliário na ERA tem oportunidade de crescer e fazer uma carreira profissional muito rentável, porque apostamos em pessoas a tempo inteiro para crescer de forma sustentada. Neste momento as nossas comissões são muito mais altas, e não tem limite territorial para a angariação, o que permite ao consultor ter mais negócio e ganhar mais. Tem diariamente o apoio de um Diretor Comercial que lhe proporciona orientação, formação sem custos para o consultor e ajuda para desempenhar cada vez melhor a sua função. Uma pessoa, mesmo não tendo experiência nesta área, consegue com o nosso modelo atingir uma carreira profissional de excelência, se for determinado e persistente.
Quantas pessoas trabalham na agência? Como define o ambiente que se vive na equipa?
Nas nossas agências, trabalham vinte e seis pessoas a tempo inteiro, tendo quatro diretores comerciais, quatro equipas comerciais, dois departamentos processuais e financeiros, e duas coordenadoras de Loja. O ambiente nas nossas lojas é excelente, com muito respeito, ajuda mútua e trabalho de equipa. Claramente nós, franquiados e diretores de loja, temos um papel fundamental nestes comportamentos, temos de dar o exemplo e influenciar os nossos colaboradores. Isto fica demonstrado pelo facto da ERA Portugal ter ganho pelo quarto ano consecutivo a distinção Great Place to Work.
Quais acredita serem as suas principais caraterísticas, enquanto diretora, que lhe permitem gerir com sucesso visível a ERA Funchal Sé?
Penso que o respeito pela pessoa que temos à nossa frente é fundamental para termos uma boa relação, saber ouvir, pôr-se sempre no lugar do outro, ter muita disciplina e determinação, e estar sempre do lado da solução e não do problema.
Em mês de aniversário (fevereiro), que balanço faz destes seis anos?
São seis anos que me enchem de orgulho, por todas as pessoas que têm passado por mim, por todos aqueles a quem tenho ajudado e que me têm ajudado também, por todas as dificuldades que tenho passado, porque graças a elas tenho aprendido mais e me tornado mais forte. Faço um balanço extremamente positivo, pela aprendizagem, pelo crescimento do negócio, ajudar a crescer tanta gente, ver tantos exemplos de vida, aprender todos os dias com novas situações, porque considero que é aqui que esta a riqueza do ser humano e a partir daqui é que se constroem novos projetos com vista a crescer profissionalmente .
Qual é a tipologia de imóveis mais procurada, neste momento, no Funchal e na Madeira? E os vossos clientes são sobretudo portugueses, ou também trabalham com investidores estrangeiros?
Neste momento posso dizer que a nossa realidade na Madeira passa por investidores que procuram imóveis para reabilitar e rentabilizar e também construção nova, e cidadãos estrangeiros que procuram a sua casa para investimento e possível reforma na nossa Ilha. Os cidadãos residentes procuram, para viver, fundamentalmente T2 e T3, sendo que para investimento de rápido retorno os T1 e T2 são mais procurados. Em 2022 e início de 2023 estamos a assistir a um incremento do investimento estrangeiro. Trabalhamos, de facto, cada vez mais com investidores estrangeiros que procuram a nossa Ilha pela segurança, limpeza, belezas naturais, o clima e a excelente rentabilidade. São os Alemães, Ingleses e Franceses que mais têm investido no nosso mercado, sendo que temos também verificado a procura por parte do cliente americano que está cada vez mais interessado em investir no nosso país. Mas temos também muitos portugueses a querer investir em imóveis com alta rentabilidade.
O que sente que os clientes mais esperam de uma agência imobiliária?
Julgo que orientação e confiança. Temos sempre de tratar o cliente como nós gostaríamos de ser tratados. A compra de casa é um dos momentos mais marcantes da vida de qualquer pessoa e, como tal, o processo de decisão é sempre bastante ponderado. A boa reputação da ERA a nível nacional, assente no reconhecimento do bom trabalho desenvolvido, traz-nos muitos clientes, mas depois é fundamental ter a capacidade de lhes apresentar as soluções mais indicadas às suas necessidades e expectativas e, sobretudo, criar uma ligação baseada na ideia clara que, mais do que fazer um bom negócio, o importante para um agente ERA é a satisfação total do cliente.
Para além de todo o processo de compra/venda e arrendamento de imóveis, que outros serviços disponibilizam aos vossos clientes?
Além do serviço de mediação imobiliária, que inclui não apenas a compra, venda e arrendamento de imóveis, mas todo o serviço de consultoria inerente, nomeadamente o apoio legal e burocrático necessário ao processo e muito valorizado pelos nossos clientes, a ERA Funchal Sé é também intermediária de crédito vinculada. Este serviço complementar permite um acompanhamento 360º ao cliente comprador durante todo o processo de crédito, uma vez que o sucesso e ajuste do financiamento à compra de um imóvel é a chave desbloqueadora de muitos negócios, não apenas acelerando-os, mas sobretudo garantindo a melhor solução para cada família. Prestamos e orientamos também serviços de legalização e projetos de arquitetura caso o cliente precise. O cliente pode encontrar na nossa agência todos os serviços necessários para realizar o negócio desde o início até o fim, sem ter de recorrer a serviços externos.
Nos últimos anos os preços dos imóveis têm crescido de forma muito acentuada. Acredita que esta é uma tendência que se vai manter nos próximos meses, ou poderão começar a estabilizar?
Provavelmente não continuaremos a assistir a um crescimento galopante como o que tem acontecido nos últimos tempos. No entanto, também não vamos assistir, com toda a certeza, a uma quebra abrupta, na medida em que os fatores que contribuem para o valor atual das casas vão continuar a ser uma realidade: escassez de oferta, custos elevados de construção, falta de mão de obra, dificuldade nos processos de licenciamento e forte procura externa e investimento estrangeiro – fatores que sentimos fortemente no nosso mercado regional. Perspetivo, assim, uma desaceleração do crescimento dos preços, traduzindo-se numa correção que muito provavelmente não será homogénea. Ou seja, o imobiliário de luxo e médio-alto vai corrigir muito pouco ou nada e o segmento médio-baixo vai corrigir mais, por comparação.
Nesta edição destacamos várias empresas da Madeira lideradas por mulheres. Aproveito, por isso, para lhe perguntar o que acha que o Arquipélago mais necessita neste momento. Quais devem ser as prioridades para alavancar a economia madeirense?
Atrevo-me a dizer que a nossa Ilha dispõe de infraestruturas e condições que poucas Ilhas têm no mundo, a economia da Madeira está a crescer e tem tudo para continuar este crescimento sustentado. Estamos a assistir a muito investimento privado e estrangeiro em diversas áreas. Considero que devemos continuar a divulgar de uma forma cada vez mais assertiva a nossa Ilha fora de Portugal e acolher cada vez mais o investimento privado, que nos traz nova cultura e novas áreas de negocio. Não tenho dúvidas que o futuro económico e turístico desta Ilha é muito promissor.
Não posso também deixar de lhe perguntar o que mais gosta na Madeira. E que sugestões nos pode deixar a quem nunca tenha visitado a ilha?
Sou suspeita porque amo esta ilha, mas para quem visita a nossa Ilha pela primeira vez, sugiro que conheça as levadas principais, são de uma beleza única no mundo. As paisagens jurássicas espalhadas por toda a Ilha, proporcionadas pela geografia acidentada derivada da nossa origem vulcânica, são visões únicas. A excelente gastronomia que podemos encontrar em qualquer ponto da Ilha, o clima tropical de que dispomos. Os eventos que temos durante todo o ano, como são o desfile de Carnaval, a festa da Flor, que enche de cor toda a Ilha, as diversas festas e arraiais durante todo o ano que evidenciam a nossa cultura e tradições. E claro, o nosso ponto mais alto, recomendo que venham passar o final do ano na nossa Ilha para que possam assistir ao melhor fogo de artifício do mundo espalhado pelo anfiteatro do nosso maravilhoso Funchal.