O Romance “A História de Roma” leva a sua autora, Joana Bértholo, a ser reconhecida com o Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium BCP 2023. A entrega desta distinção acontecerá no dia 23 de setembro, na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes.
“Uma história de um amor moderno, e ao mesmo tempo uma história moderna de amor” – é assim descrito o romance “A História de Roma” pelo júri do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium BCP 2023. Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco e Manuel Pereira Cardoso entregam a distinção a Joana Bértholo, autora da obra referenciada e publicada em 2022 pela Caminho.
A cerimónia de entrega do prémio realizar-se-á no dia 23 de setembro, na sede da Fundação Eça de Queiroz, em Tormes – “na casa que inspirou o autor de ‘A Cidade e as Serras'”, indica o comunicado.
O Júri ainda destaca que “A História de Roma” torna a narrativa numa viagem de autoconhecimento, “explora a fronteira da ficção e da não-ficção, nunca se desviando da literatura” e é um romance que foge ao banal. Destaca-se a “a maturidade literária e estilística” de Joana Bértholo.