Iniciativa contribuirá para solidificar a região como um destino sustentável e de excelência, reforçando a notoriedade do Centro de Portugal e promovendo a dinamização económica, por via da difusão e comercialização da oferta turística.
Este mês, a Turismo Centro de Portugal (TCP) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) realizaram uma sessão conjunta, em Coimbra, para oficializar o apoio dos fundos europeus à promoção turística e sustentável da Região Centro. O Termo de Aceitação da Candidatura, submetido pela TCP no âmbito do Programa Regional da região (Centro 2030) foi ratificado durante o evento. O investimento inicial desta operação, abrangendo o período de 2023 a 2025, totaliza três milhões de euros.
Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, destaca a estreita colaboração entre a CCDRC e a TCP. As instituições têm trabalhado “de forma coordenada, com uma estratégia pensada em conjunto, para que os apoios na área do turismo não sejam avulsos, mas pensados de forma integrada”. “O turismo tem grandes potencialidades na região, como os números indicam. Temos de continuar a apostar neste setor e a Turismo Centro de Portugal é a entidade certa para fazer este trabalho. Os apoios na área do turismo têm dado frutos e alcançado resultados. É para isso que servem os fundos europeus”, considera.
Aquando da assinatura, a TCP apresentou os pilares estruturais previstos na candidatura. Assim, a operação assentará na execução de cinco programas, que se complementam entre si. O Programa Um tem como objeto “Campanhas e Ativação da Marca e Destino” e pretende consolidar e reforçar a promoção da marca Turismo Centro de Portugal, valorizando os seus recursos e produtos turísticos.
Por outro lado, o Programa Dois, “Instrumentos de Promoção e Comunicação Transversais (online e offline)”, integra um conjunto de ações que assegura a criação, produção e implementação de instrumentos e estratégias que mantêm e reforçam a presença permanente, inovadora e eficaz da promoção do destino Centro de Portugal nos diversos contextos e plataformas de comunicação.
O Programa Três tem como base o “Observatório do Turismo Sustentável da Região Centro” e promove a monotorização da atividade turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor e da sua cadeia de valor. Assim, o Programa Quatro incide sobre os “Instrumentos de Promoção e Comunicação por Produto Turístico”, estruturando e dinamizando os produtos turísticos numa lógica de escala, integração e coesão do território, permitindo explorar e potenciar as especificidades concretas e diferenciadoras da região, com base nos produtos supramunicipais.