Escultura “I’ll Be Your Mirror #1, 2018”, da artista plástica Joana Vasconcelos, foi inaugurada na Praça do Comércio, em Braga. A peça permanecerá em exposição até dezembro de 2025, ano em que a cidade será Capital Portuguesa da Cultura.
Uma das obras mais icónicas da artista nacional Joana Vasconcelos, a escultura “I’ll Be Your Mirror #1, 2018” foi instalada na Praça do Comércio, na cidade de Braga. A peça, que faz parte da coleção Sonae Sierra, foi cedida ao município e ficará em exposição até dezembro de 2025, ano em que a cidade minhota será Capital Portuguesa da Cultura. Durante este período, serão organizadas diversas atividades e iniciativas que darão a conhecer o processo criativo da artista.
“Continua a ser uma grande alegria saber que esta peça em particular se encontre no Norte de Portugal”, confessa Joana Vasconcelos. “É um orgulho voltar a mostrar a máscara nesta ocasião, agradeço a oportunidade também à Câmara Municipal de Braga”, acrescenta. As 255 molduras barrocas em bronze que integram a escultura, com aproximadamente sete metros de altura e mais de 20 metros de comprimento, foram desenhadas e decoradas pela artista. Enquanto isso, os 510 espelhos que compõem esta obra, sobrepostos como se de escamas se tratassem, dão vida a uma magnânima máscara veneziana.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, deu conta do orgulho e do privilégio que o município sente em receber a obra da artista portuguesa. Segundo o autarca, “a inserção da escultura de Joana Vasconcelos vai contribuir para a dinamização cultural e turística da cidade”, sendo que, por si só, “Braga é uma cidade que revela a sua consciência cultural, queremos que a cultura esteja presente em todas as etapas do desenvolvimento deste território, usando como fonte de competitividade, formação, criatividade e de inclusão social”.
Em parceria com o Grupo Érre, a Sonae Sierra é responsável pela Mesa na Praça, a ala de alimentação do Mercado Municipal de Braga, que pretende assumir-se como um local de visita obrigatória na cidade. Assim sendo, Cristina Santos, Executive Director e Property Management da empresa acredita que esta iniciativa “enriquece o ambiente do mercado, como também convida a comunidade a envolver-se mais profundamente com a arte, reforçando o papel desta nova centralidade como um ponto de encontro para a socialização, expressão e a apreciação cultural”.