Murça é uma terra tipicamente transmontana, cravada de serras e montes com características durienses e repleta de vinhas e olivais. A vila de Murça tornou-se assim um território demarcado pelo Douro Vinhateiro e pelo Alto Trás-os-Montes.
Com uma história milenar e envolta em lendas populares a Porca de Murça é hoje o ex-líbris da vila, conhecida como uma verdadeira atração turística e histórica para quem a visita. Também é dos mais bonitos e históricos caminhos que se faz esta terra, desde a zona histórica da vila, o Pelourinho Manuelino, até à capela da Misericórdia – Património classificado, passando pela via e ponte Romana que são delimitadas pelas margens do rio Tinhela. O Castro de Palheiros e o seu centro interpretativo é conhecido como um importante espaço político do calcolítico com aproximadamente 5000 anos, e nas “Madorras”, podemos visitar a necrópole megalítica, composta por um conjunto de mamoas – património classificado.
Das aldeias que fazem parte das sete freguesias deste Concelho, podemos encontrar algumas fontes de mergulho e relógios de sol que caracterizam parte da história, costumes e tradições, onde se cruzam terras e climas, entre o xisto e o granito, das vinhas às montanhas, por onde os rios desbravam o território destacam-se a Terra Fria – eminentemente transmontana e a Terra Quente Duriense – região demarcada do Douro e Alto Vinhateiro, Património da Humanidade.
A partir das sinuosas e deslumbrantes “Curvas de Murça” é possível apreciar o belíssimo vale e toda a vila em vista aérea. Na zona da terra quente do concelho, onde o granito vai dando lugar ao xisto e a serra às vinhas, nascem os vinhos de excelência, especialmente os brancos, transformando Murça na “Capital dos Vinhos Brancos do Douro”.
A norte do concelho e por terras de Montanha temos a Casa Museu do Soldado Herói Milhões – o soldado raso português mais condecorado da primeira Guerra Mundial natural de Valongo de Milhais.
E para os amantes da natureza temos a Serra da Garraia onde se pode desfrutar da floresta em estado puro e selvagem, e das várias atividades Eco ambientais também através dos diferentes trilhos e percursos pedestres.
Distinguida pelos seus produtos de excelência, quem por aqui passa não pode deixar de provar os vinhos e azeites sublimes bem como a doçaria conventual, o tão famoso Toucinho-do-Céu e as queijadas de Murça.
Parta à descoberta dos melhores percursos deste horizonte transmontano e leve um pouco da história deste que é o nosso concelho de Murça.