Turismo

Mesão Frio: a EN 108 como porta de entrada para a Região Demarcada mais antiga do mundo

Em perfeita harmonia com a marginal do Douro, Mesão Frio não só é a porta de entrada na Região Demarcada do Douro para quem percorre a Nacional 108 desde o Porto em direção ao Peso da Régua, como também é nacionalmente reconhecida como a ‘PORTA DO DOURO’.

Mesão Frio é um dos Concelhos mais antigos desta Região Demarcada que nos conduz às raízes mais profundas da nossa História, num cenário marcadamente medieval de ruas e praças quase imaculadas que o tempo pouco mudou. A arte de bem receber, a deliciosa gastronomia e os vigorosos vinhos dos produtores locais e da primeira Adega Cooperativa criada nesta região, encantam todos os visitantes.

Afastada da poluição e da agitação das grandes cidades, a Vila é um anfiteatro voltado ao Douro. O Miradouro de Barqueiros ou o Miradouro do Imaginário são locais emblemáticos e de incontornáveis visitas para quem percorre a Nacional 108, com vistas desafogadas sobre o Rio Douro.

A beleza ímpar e avassaladora do Miradouro de Barqueiros marca o início da Região Demarcada do Douro. Freguesia dos Homens do Rio que antigamente transportavam o Vinho do Porto nos Barcos Rabelo até às Caves de Vila Nova de Gaia, do seu miradouro, para além do Rio Douro, é possível contemplar a Casa da Vista Alegre, imagem muito perpetuada em artigos e postais sobre o Douro. Na terra do folclore, deixe-se deslumbrar pelo riquíssimo património cultural e paisagístico, que oferece um espetáculo natural onde vai querer demorar-se.

Continuando no percurso da Nacional 108, mais à frente e a escassos quilómetros dali, existe o Miradouro do Imaginário. Em forma de Barco Rabelo e implantado a uma altitude de 145 metros acima do Rio Douro, daqui contemplam-se os vales alinhados com socalcos de vinha que se fundem com o azul do rio e criam o cenário perfeito para os amantes da natureza e da fotografia. À saída do Concelho e imediatamente antes das Caldas do Moledo, espaço verde agradável e tranquilo para desfrutar e fazer um piquenique, poderá visitar o Centro Interpretativo do Barco Rabelo (CIBAR), de entrada gratuita. O CIBAR é uma homenagem à memória das gentes ribeirinhas e dos Barcos Rabelos, possui uma sala de projeção de filmes e uma área dedicada ao artesanato e aos produtos endógenos do concelho de Mesão Frio.

Centro Interpretativo do Barco Rabelo

Não faltam razões para que se faça à Estrada Nacional 108 e venha descobrir o que de melhor Mesão Frio tem para oferecer. Entre Barqueiros e as Caldas do Moledo, suba ao Miradouro de São Silvestre para ver perifericamente todo o Concelho e a Vila de Mesão Frio e observar, desde o alto, como a Região Demarcada do Douro começa e se projeta rio acima, por entre montes e vales, num deslumbre natural absolutamente ímpar!