O Natal chega em força ao Minho, e as autarquias de Vila Nova de Famalicão e Barcelos apresentam programas recheados de luzes e animação que prometem encantar miúdos e graúdos.
Vila Nova de Famalicão, o “Lugar do Natal” para todos
A partir de 23 de novembro, todos os caminhos vão dar a Famalicão, com 3,7 milhões de luzes LED a iluminar 60 ruas, espaços, rotundas e edifícios da cidade, estendendo-se até às três vilas do concelho – Joane, Ribeirão e Riba de Ave, com mais de 20 ruas iluminadas, de acordo com o comunicado da autarquia.
Na Praça D. Maria II, os visitantes poderão ainda desfrutar de uma pista de gelo, uma roda gigante, carrossel, Mercado de Natal e Praça Alimentar, além do tradicional comboio natalício, entre 30 de novembro e 31 de dezembro.
Outro destaque é o Circo de Papel, promovido pelo Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), que se instala no Parque 1.º de Maio com o espetáculo “Histórias de Maria”. Já para os amantes de música, o programa conta com concertos de vários grupos locais, com destaque para o concerto de Natal na Igreja Matriz Velha, em 20 de dezembro.
Para encerrar, realiza-se o habitual Famalicão Porto de Encontro, que reúne toda a comunidade no dia 24 de dezembro.
Segundo o presidente da autarquia Mário Passos, “Famalicão transforma-se num destino entusiasmante para todos aqueles que gostam de viver ao máximo a magia do Natal”.
Barcelos promete um Natal cheio de “cor e luz”
Já em Barcelos, a magia natalícia toma conta da cidade a partir de 29 de novembro, com a inauguração das iluminações de Natal. Este ano, a autarquia volta a surpreender com uma decoração destacada pela imprensa nacional como “uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva” do país. A cerimónia será acompanhada por um concerto dos “The Classic” no Largo da Porta Nova.
De acordo com comunicado de imprensa, ao todo, 50 locais, incluindo ruas, praças, rotundas e monumentos históricos, ganham um novo brilho com milhares de luzes LED, um investimento que ronda os 170 mil euros.
Entre as novidades deste ano, estão os túneis interativos “Castelo Mágico”, o Mercado de Natal na Alameda das Barrocas, e o regresso do Carrossel Parisiense e do pinheiro de 30 metros no Largo da Porta Nova.
Para os amantes da música e da cultura, Barcelos apresenta uma agenda repleta de concertos, teatro, dança e exposições de presépios. Entre os destaques estão o “Presépio a Sete Artes”, na Sala Gótica dos Paços do Concelho, e concertos de Natal em locais icónicos, como a Igreja da Misericórdia e o Templo do Senhor da Cruz.
Seja qual for o destino escolhido, as autarquias de Vila Nova de Famalicão e Barcelos, prometem transformar as cidades num verdadeiro conto de Natal, e apresentam programas únicos para quem procura viver a magia desta época.