A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou os resultados do projeto europeu Life Nieblas durante um workshop realizado no Cine Teatro de Vouzela. O evento contou com a participação de diversas entidades regionais e nacionais e visou partilhar os avanços de um projeto que, ao longo de três anos, se dedicou à inovação tecnológica para a reflorestação e mitigação das alterações climáticas.
O Life Nieblas é um projeto financiado pelo Programa Life da Comissão Europeia e tem como objetivo a utilização de protótipos de coletores de neblina, dispositivos que captam a humidade atmosférica e a convertem em água para a regeneração de áreas florestais afetadas por incêndios e desertificação. A iniciativa foi liderada pela GESPLAN – Gestão e Planeamento Territorial e Ambiental, do Governo de Gran Canária, e testada em florestas autóctones de Portugal e Espanha.
Em Portugal, o projeto foi implementado em áreas dos concelhos de Carregal do Sal e Vouzela, que fazem parte do território da CIM Viseu Dão Lafões. Estas áreas, integradas na Rede Natura 2000 e no Parque Natural Local Vouga – Caramulo, foram severamente atingidas pelos incêndios florestais de 2016 e 2017. Como parte do processo de recuperação, foram plantadas espécies autóctones como carvalho alvarinho, carvalho negral e sobreiro. Além disso, foram instalados coletores de neblina e sistemas de armazenamento de água atmosférica, que serão utilizados para regar as novas plantações.
Durante o workshop, Gustavo Ruiz, Coordenador da GESPLAN, e André Mota, responsável pela Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, apresentaram os resultados alcançados com o projeto. O evento também contou com uma mesa-redonda sobre a “Recuperação da floresta autóctone”, moderada por Hélder Viana, Presidente da Escola Superior Agrária de Viseu. Na mesa-redonda, discutiu-se o contributo da floresta autóctone para a mitigação das alterações climáticas, incêndios florestais e a preservação da biodiversidade, com a participação de representantes de diversas entidades, como o ICNF e a Proteção Civil.
Carlos Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, destacou a importância do evento e do projeto para a região, enquanto que José Batista, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, reforçou a importância da inovação científica para o futuro da floresta. Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, assinalou que o Life Nieblas é um exemplo de inovação no combate às alterações climáticas e destacou os benefícios das ações desenvolvidas em Vouzela e Carregal do Sal, como a redução da vulnerabilidade dos ecossistemas aos incêndios e à desertificação, e a contribuição para a conservação da biodiversidade.