Contabilidade e Finanças Destaque

“O grande pilar da Segmentos são as pessoas”

A Consultora Segmentos Tax & Legal exerce a sua atividade nas áreas da Contabilidade, Fiscalidade e Gestão, Auditoria e Pareceres Técnicos. Em entrevista, Patrícia Gomes e Paulo Sérgio, partners da empresa, revelam a importância de apostar na modernização, no impacto positivo da inteligência artificial e na formação contínua para superar os desafios do mercado, reforçando o compromisso com a excelência e a confiança dos seus clientes.

Ao abrir o vosso site deparamo-nos de imediato com a mensagem – “questões burocráticas sem quaisquer burocracias”. De que forma a empresa consegue ultrapassar estes obstáculos e fazer com que os clientes não tenham de lidar com eles?

O nosso atendimento personalizado, a comunicação transparente com o cliente e a abrangência dos nossos serviços são as características mais valorizadas pelos nossos stakeholders. Ao acompanharmos, de forma transversal, as necessidades do cliente, afirmamo-nos como uma plataforma capaz de lidar com o dinamismo do mercado e do universo empresarial. A nível ético, a Segmentos tem-se focado em acompanhar as tendências laborais ao nível da confidencialidade de dados do cliente, automatização dos processos e, de forma a garantir o alinhamento das expectativas entre empresa e os stakeholders, ao nível do feedback contínuo entre as duas partes. O grande pilar da Segmentos são as pessoas que consideramos ser parte integrante de um todo e a nossa diligência está alinhada com a sua capacitação e focada na criação de um ambiente profissional e emocional equilibrado. A nossa visão estratégica está assente na modernização e na contínua transversalidade de serviços oferecidos, de forma a inovar neste domínio e a entregar mais e melhor aos nossos clientes. O futuro é extremamente próspero para uma entidade como a Segmentos. O compromisso com a qualidade, com a excelência e com as pessoas é a maior das nossas forças.

Para além do tema da burocracia, quais consideram ser os principais desafios a enfrentar nas áreas em que trabalham?

A Segmentos navega num cenário competitivo em que se sente confiante. A Ordem dos Contabilistas Certificados e os seus profissionais têm uma base assente na deontologia, na ética e na formação, capazes de dar resposta aos desafios e priorizar a qualidade do seu serviço no ecossistema económico. A transparência das boas práticas é essencial para a empresa encarar o Contabilista Certificado como seu parceiro estratégico, respeitar a importância do seu trabalho e integrá-lo como peça importante na estratégia empresarial.

Quanto à evolução da inteligência artificial, na vossa opinião, qual o impacto que poderá ter nas áreas onde a empresa está envolvida? Consideram ter uma visão mais otimista ou mais prudente?

A evolução da inteligência artificial (IA) está a causar um impacto significativo na contabilidade e no meio que nos rodeia, transformando a forma como os profissionais da área realizam as suas funções e interagem com os clientes. Do ponto de vista otimista, existe a possibilidade de os Contabilistas Certificados terem de adquirir experiências e características, diferentes das atuais. É por isso necessário a formação ou desenvolvimento de novas capacidades que permitam colaborar com a IA. Com a devida prudência, a Contabilidade tornar-se-á mais interessante conquistando, a seu tempo, graças à tecnologia, um papel ainda mais importante na sociedade.

Quais são os planos futuros da empresa para expandir ou diversificar os serviços oferecidos, considerando as tendências e mudanças no mercado fiscal e financeiro?

A forma como potencializamos as mudanças descreve, na íntegra, a estratégia com que promovemos o intraempreendedorismo. A inovação é uma das estratégias utilizadas para garantir que continuamos relevantes dentro do dinamismo do mercado. Apostamos na monitorização constante das alterações, através do networking e da pesquisa contínua de informação. A par desta estratégia, investimos na formação e nas condições laborais no sentido de serem um motor de progresso interno e na consultoria proativa, conceito que nos traz vantagens competitivas e sustentáveis. Através da diversificação dos serviços, a Segmentos torna-se uma empresa distinta da concorrência, uma vez que observa, compreende e tenta personificar as soluções mais inovadoras e interdisciplinares do sistema contabilístico.

“Através da diversificação dos serviços, a Segmentos torna-se uma empresa distinta da concorrência”

Qual é a vossa opinião acerca da estabilidade do sistema fiscal português e de que forma isso pode afetar o vosso trabalho, o investimento e projetos a longo prazo das empresas?

O sistema fiscal português possui características positivas, nomeadamente no que diz respeito ao sistema de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares e das pessoas coletivas, assim como os restantes impostos, pois é um sistema progressivo, o que visa promover a equidade social e empresarial. Um sistema fiscal que não incentiva o reinvestimento ou que é excessivamente complicado pode desestimular o empreendedorismo e a inovação, mas julgamos que cada vez mais o nosso poder político disponibiliza os mecanismos e ferramentas necessários para a estabilização do sistema fiscal e assim as empresas se sintam confiantes, seguras e confortáveis para investir em Portugal.

Esta é a nossa última edição antes do Natal, gostaria de deixar alguma mensagem aos vossos clientes e aos nossos leitores?

À medida que nos aproximamos do final de mais um ano, é tempo de refletir sobre tudo o que conquistamos e proporcionamos também a todos aqueles que nos rodeiam e para os quais expressarmos a nossa gratidão. A nossa paixão pela Segmentos e o profissionalismo que nos alimenta diariamente são fundamentais para o nosso sucesso coletivo. Aos nossos leitores e aos nossos stakeholders, agradecemos a sua confiança e o facto de estarem sempre connosco, o que nos enriquece e desafia a continuar a construir juntos um caminho de inovação e sucesso!

“A nossa paixão pela Segmentos e o profissionalismo que nos alimenta diariamente são fundamentais para o nosso sucesso coletivo”