O Dr. Thiago Fernandes, à frente da Clínica Spécialité, defende que a harmonização facial transcende a estética, estando ligada à saúde oral, à função da face e ao bem-estar psicológico. Para respeitar a singularidade de cada paciente e garantir resultados naturais e duradouros, cada tratamento segue um protocolo rigoroso que inclui “avaliação detalhada e holística, escuta ativa, execução, acompanhamento e ajustes”.
A Spécialité é uma clínica especializada em medicina dentária e estética avançada. Mais do que uma mudança na aparência, a harmonização facial influencia também a funcionalidade da face e a saúde bucal. Qual é a importância desses procedimentos para o bem-estar e a saúde do paciente?
Na harmonização facial não se trata apenas a estética. Estamos a falar de bem-estar psicológico e social que se reflete na autoestima e qualidade de vida de cada paciente que nos procura. No entanto, a saúde oral faz parte desse processo, dado que não só retrata a importância de um sorriso bonito, como também a melhoria da função mastigatória, correção de assimetrias, bruxismo, disfunção temporomandibular. Neste sentido, com a harmonização facial conseguimos prevenir e retardar o envelhecimento, assim como oferecer uma abordagem integrada que melhora a estética e a função da face e do sorriso.

Cada rosto, sorriso e expressão carregam a sua própria singularidade. Como são desenvolvidos os tratamentos de harmonização facial de forma a contemplar as particularidades, necessidades e expectativas de cada paciente?
Para garantir que os resultados respeitam a singularidade, as necessidades funcionais e as expectativas estéticas de cada paciente, a peça-chave é seguir um protocolo rigoroso que, inicialmente, principia com uma avaliação detalhada e holística, escuta ativa e definição de expectativas, planeamento e tratamento personalizado, terminando na execução, acompanhamento e ajustes.
Que novas técnicas ou abordagens a clínica tem implementado para tornar os tratamentos de harmonização facial mais seguros e eficazes?
Com o compromisso de oferecer tratamentos de vanguarda que priorizam a segurança e a obtenção de resultados naturais e duradouros, a clínica tem investido e implementado as seguintes novas técnicas e abordagens na harmonização facial:
• Associações de Tecnologias para Estímulo de Colagénio como o Ultraformer – Hifu é excelente quando combinado com os bioestimuladores de colagénio injetável, recomendado para quem procura fazer a gestão do envelhecimento com menos rugas e flacidez.
• Bioestimuladores de Colagénio de Última Geração (Ex: Ácido Poli-L-Láctico, Hidroxiapatita de Cálcio): Estes materiais injetáveis preenchem e promovem a produção natural de colagénio pelo próprio corpo.
• Técnicas de Injeção Avançadas: a segurança vascular é a principal preocupação em injeções.
• Uso de Microcânulas: Em vez das agulhas tradicionais, utiliza-se a cânula, que nos permite desviar vasos sanguíneos e nervos com mais facilidade, reduzindo drasticamente o risco de lesões vasculares graves e de hematomas.
• Técnicas de Injeção em Planos Profundos: Foca-se a aplicação de preenchedores (principalmente ácido hialurónico) em planos mais profundos, muitas vezes próximos ao osso, para garantir a sustentação e o contorno, antes de tratar as camadas superficiais.





