Notícias Poder local

Porto soma mais uma distinção internacional, desta vez com o«Ciudades que Caminan 2025»

default

A cidade do Porto acaba de ver o seu compromisso com o espaço urbano reconhecido além-fronteiras. O Gabinete do Espaço Público (GEP), criado e gerido pela GO Porto – Gestão e Obras do Porto, foi distinguido com o Prémio Internacional «Ciudades que Caminan 2025», na categoria “Cidades Portuguesas”.

A cerimónia, realizada em Cádis, Espanha, no dia 17 de outubro, contou com a presença do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, do vice-presidente da GO Porto, Manuel Aranha, e do coordenador do GEP, António Alves da Silva, em representação da cidade.

A organização acredita que esta distinção, atribuída pela «Red de Ciudades que Caminan», destaca o “caráter ágil, operativo e replicável” deste gabinete, que atua sobre o espaço público através de pequenas intervenções de grande impacto urbano, “promovendo uma cidade mais amigável, acessível e centrada nas pessoas”, revela o comunicado.

Créditos: Luís Moura/GO Porto

Sobre o projeto e o galardão, António Alves da Silva sublinha que “o GEP é uma forma de estar na cidade, promovendo intervenções simples e expeditas, tornando-a mais acessível e humana”. Para o responsável, “este prémio é o reconhecimento do modelo de intervenção, do trabalho feito em prol do Porto e dos seus cidadãos, mas é, sobretudo, um desafio lançado para o futuro da cidade, convocando-nos a fazer mais e melhor”.

Na nota de atribuição, a organização salienta que o exemplo do GEP “pode servir de inspiração a muitas outras cidades, pela sua agilidade e capacidade de transformar gradualmente o espaço urbano em ambientes mais amáveis e caminháveis, substituindo antigas rotinas por uma visão de cidade mais humana”.

Criado em 2022, o Gabinete do Espaço Público funciona como uma “brigada de intervenção rápida” para obras de pequena e média escala, garantindo respostas céleres às necessidades do território. Em apenas três anos de atividade, o GEP realizou 95 intervenções, que representam 13 quilómetros e 100 mil metros quadrados de vias, praças e zonas ajardinadas requalificadas.

Recorde-se que também os programas municipais «Rua Direita» e «Rede 20» venceram, em 2024, o mesmo galardão.