Saúde e Bem-Estar

“No biomagnetismo, cada pessoa é vista como única, por isso não trabalhamos com ideias pré-concebidas nem protocolos pré-definidos”

Andreia Baptista dedica-se a interpretar os sinais do subconsciente. Inspirada por este princípio, criou, em Leiria, o Andreia Baptista Terapias & Spa, um espaço próprio onde terapias complementares se unem para devolver o equilíbrio físico e emocional. Entre as suas especialidades, destaca-se o biomagnetismo, uma abordagem natural que equilibra o pH do corpo, alivia dores, reduz inflamações e atua na prevenção e no tratamento de doenças.

Antes de conhecer o biomagnetismo, limitava-se apenas a sobreviver. Hoje, recorre a esta prática para curar pessoas e ajudá-las na descoberta do seu bem-estar. O que a levou a criar o projeto Andreia Baptista Terapias e Spa, em 2020?

Criei este projeto em fevereiro de 2020, nos Parceiros, em Leiria, antes de entrar na área do biomagnetismo médico. Anteriormente, já era terapeuta formada, com um espaço situado na Maceira, em Leiria, desde 2013, um espaço já dedicado a vários tipos de massagens como massagem terapêutica, desportiva, relaxamento, entre muitas outras, drenagem linfática manual, limpeza aos ouvidos, tratamentos de estética corpo/rosto, como a gessoterapia (tratamento que me trouxe mais reconhecimento por ser um método menos usual), reflexologia podal, inclusive esta última que me levou a um título no livro dos Recordes do Guiness. Mas só no ano de 2019 surgiu a oportunidade de criar um espaço à minha imagem e com a minha marca, um espaço que trouxesse paz, leveza e marcasse a diferença com terapias holísticas integrativas complementares fora do “comum”. Algo que melhorasse o estilo de vida e o conforto diário das pessoas. Já com este espaço criado, surge o biomagnetismo acompanhado pela Kinesiologia Integrativa Aplicada (K.I.A).

O meu objetivo sempre foi marcar pela diferença. Com a minha vasta experiência na área, hoje sou também formadora de alguns cursos, inclusive o de Biomagnetismo Médico.

Dedica-se a uma área ainda pouco conhecida, mas que promete transformar a vida daqueles que a praticam. Para quem nunca ouviu falar de biomagnetismo, como explicaria este conceito?

O biomagnetismo é uma terapia natural que equilibra o pH do nosso corpo. No nosso organismo, existem zonas que, quando desequilibradas, criam o ambiente ideal para vírus, bactérias, fungos e parasitas, originando uma panóplia de doenças, focando-se também no tratamento da dor e inflamação.

No biomagnetismo, cada pessoa é vista como única, por isso não trabalhamos com ideias preconcebidas nem protocolos predefinidos. A sessão é orientada pelas respostas do próprio corpo através de testes bioenergéticos. Essas respostas surgem através do subconsciente. Assim, o terapeuta não impõe uma interpretação, apenas escuta o que o corpo indica naquele momento. O corpo envia sinais que nem sempre são percebidos a tempo.

É possível tratar a saúde física e mental à distância? Como funciona esse processo?

Através de consultas online. Todos nós somos energia e, diferente da sessão presencial, onde os ímanes são aplicados diretamente no corpo, a modalidade à distância utiliza uma ligação mental/energética entre o terapeuta e o paciente, podendo este estar em qualquer parte do mundo. A patologia do paciente é rastreada através de testes cinesiológicos, possibilitando assim ao terapeuta a identificação de pontos de desequilíbrio.

Assim feito, o terapeuta coloca sobre uma marquesa os ímanes correspondentes à parte do corpo a tratar. Esta modalidade à distância tem a mesma eficácia que a terapia presencial.

O desequilíbrio físico e corporal surge, frequentemente, devido a fatores como stress, emoções reprimidas, traumas, infeções ou desgaste físico. Como trabalha com o subconsciente para identificar e desbloquear padrões e ajudar o corpo a recuperar o equilíbrio naturalmente?

Através duma terapia complementar, chamada EFT, que visa desbloquear a parte emocional do paciente, estimulando suavemente pontos específicos correspondentes a terminações nervosas do corpo, pontos esses usados também na acupunctura (sem agulhas), e focando-se também em emoções ou traumas de memórias passadas.

Isso permite que a memória seja integrada sem sobrecarga emocional. O que antes gerava ansiedade, medo ou tensão deixa de ter o mesmo impacto, trazendo mais equilíbrio e segurança.

Toda a parte física geralmente tem uma raiz emocional e, através de certos testes cinesiológicos feitos aquando da consulta, o subconsciente “responde” à época e à causa do trauma.

Tendo em conta que a saúde mental acompanha todo o ciclo de vida, de que forma a terapia é ajustada quando aplicada a bebés, grávidas e adultos, garantindo sempre a sua segurança e a eficácia?

Muito simples: o biomagnetismo é uma terapia não invasiva, logo não causa danos nem tem efeitos secundários para o paciente. Portanto, é aplicada sempre da mesma forma, à exceção de certos pontos em grávidas ou pacientes com aparelhos eletrónicos, sendo sempre segura e obtendo resultados eficazes.

Por vezes, o mal-estar pode indicar intolerâncias alimentares. Como ajuda as pessoas a identificá-las e a melhorar o seu dia a dia?

Hoje é uma situação muito falada, as intolerâncias. E, mais uma vez, é a kinesiologia que permite identificar alimentos que o nosso corpo não tolera. Através de testes cinesiológicos feitos aquando da consulta, colocando o alimento em questão na mão ou no umbigo do paciente, é, mais uma vez, o subconsciente a dar-nos a resposta se é compatível ou não com o paciente em particular.

Treze anos de experiência trazem, certamente, histórias marcantes. Pode partilhar alguma que a tenha tocado particularmente?

É muito difícil escolher uma história no meio de muitas, mas se tivesse que destacar uma, seria a de uns pais desesperados com o seu filho de dois anos. Esta criança em questão, com apenas dois anos, ainda não falava, não olhava os pais nos olhos, passava as noites agitada, soltava algumas palavras soltas aos gritos, apresentando alguns sinais de autismo que levavam os pais ao desespero. Após a primeira consulta, notámos uma diferença abismal, pois apenas no caminho até casa foi o caminho todo a tentar falar com os pais. Inclusive, na escola, a educadora mencionou que se tinha notado uma evolução tremenda. Outro ponto negativo era a alimentação: esta criança não provava alimentos desconhecidos e, após a chegada a casa, provou. Hoje, já faz praticamente todas as coisas que não fazia, acima mencionadas. Sem dúvida que foi um desafio que temos vindo a conseguir superar com resiliência, dedicação e trabalho.

Que orientação deixaria a quem procura soluções naturais para viver com mais equilíbrio e harmonia?

As principais atenções são a alimentação, o exercício físico, a qualidade de sono e uma boa gestão emocional, visto que contribuem para todo um equilíbrio do pH do nosso corpo. Existindo um pH equilibrado, não há território propício para o desencadeamento de patologias.

https://www.facebook.com/andreiabaptista.biomagnetismo