A Universidade de São José é uma instituição católica internacional, de matriz portuguesa, com sede em Macau. Em entrevista à IN Corporate Magazine, Jenny Lao Phillips, diretora da Faculty of Business and Law, aborda, entre outros assuntos, a criação de uma delegação permanente em Portugal, com lançamento previsto para 2026.
Caraterizada como entidade sem fins lucrativos, a Universidade de São José (USJ) foi fundada em 1996, através da colaboração entre a Diocese de Macau e a Universidade Católica Portuguesa. A instituição surgiu com o intuito de atribuir à região onde se encontra sediada uma universidade imbuída de um ethos cristão, promover o património cultural e espiritual de Macau, defender os mais altos padrões académicos de ensino, aprendizagem e investigação, através de uma comunidade académica multicultural. “Acolhemos todos os que procuram a excelência académica, independentemente da sua filiação étnica, social ou religiosa”.
A chegada da Universidade de São José a Portugal
Para celebrar o 25º aniversário e em reconhecimento do crescente intercâmbio entre Macau e Portugal, que querem que seja “cada vez mais sólido e profundo”, decidiram constituir uma delegação permanente com escritório em Portugal, num espaço cedido pelo Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), parceiro com quem desenharam o projeto “USJ-CCCM Macau Academic Hub and Spin Incubator”.
Apesar de não oferecer cursos aos estudantes em Portugal, a iniciativa irá “impulsionar o desenvolvimento de projetos colaborativos de âmbito académico, cultural, social e empresarial entre académicos e estudantes da USJ com instituições parceiras de Portugal, Europa e Países de Língua Portuguesa”. O lançamento deste projeto está previsto para 2026, coincidindo com o 450º aniversário do estabelecimento da Diocese de Macau.
As futuras gerações de jovens de vários países asiáticos, da Europa e dos Países de Língua Oficial Portuguesa terão neste espaço uma plataforma para darem a conhecer as suas ideias e porem em prática a criatividade que possuem.
“A vitalidade deste projeto desenvolvido através do eixo Lisboa-Macau terá um impacto importante na cooperação internacional”. Este eixo apoiará indivíduos, empresas e instituições no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo científico, cultural, social e empresarial. A sua importância reside, essencialmente, em estimular o desenvolvimento pessoal e profissional através de soluções encontradas com parceiros globais.
De acordo com a diretora, a USJ “é um ótimo lugar para desenvolver a rede de contactos dos alunos, com colegas de diferentes países e culturas”. No programa de licenciatura em gestão facilitam o acesso a uma importante rede de contactos empresariais que permite aos alunos a comunicação com o ambiente empresarial da região durante os quatro anos do curso. “Assim, os estudantes têm oportunidade de se divertirem, conhecer lugares e pessoas diferentes, incluindo profissionais de negócios, enquanto terminam uma licenciatura em Gestão de excelência”.
A importância da Faculty of Business and Law
A Faculty of Business and Law (FBL) acentua a visão das empresas que têm por objetivo resolver questões sociais. Reconhecendo as limitações da aprendizagem em sala de aula, priorizam a exposição ao mundo real através de visitas a empresas e instituições em Macau e na Região da Grande Baía (GBA), pois consideram que eventos regionais e sessões de especialistas dos vários setores mantêm os alunos atualizados sobre os desenvolvimentos globais. “Ao contrário dos nossos homólogos, durante os quatro anos da licenciatura ajudamos os nossos alunos a desenvolver a sua rede de contactos de negócios”. A título de exemplo, para os estudantes pós-graduados organizam eventos de networking, com especialistas dos vários setores.
Os programas de pós-graduação que disponibilizam, para além de atraírem pessoas de diferentes áreas profissionais, foram construídos para melhorar o pensamento crítico e a criatividade dos alunos e para incentivar o trabalho em equipa entre estudantes de pós-graduação, com diferentes experiências e antecedentes culturais. Desta forma, os alunos criam uma ligação próxima entre si e com os professores, provenientes também de culturas variadas. A FBL organiza mensalmente Masters Talks, convidando mestres de diferentes disciplinas para partilharem as suas experiências com os alunos de mestrado, dando-lhes a oportunidade de conhecer diferentes indústrias e de trocar ideias com colegas de programas distintos.
A Faculdade possui ainda estreitas relações com empresas locais por meio das Câmaras de Comércio, promovendo a colaboração e a partilha de conhecimento com os alunos. “Criámos a Macau Spin, uma incubadora que apoia estudantes no desenvolvimento de ideias de negócio, apoiando também startups de Países de Língua Portuguesa”. Através de iniciativas como a “Sustainable Business Series”, estabelecem parcerias com Câmaras Empresariais Europeias para promover práticas sustentáveis e fomentar oportunidades de negócios dentro da megalópole. “Este esforço colaborativo sublinha o nosso compromisso de unir o ensino à indústria para um crescimento económico sustentável”.
Para além da GBA Network e da Macau Spin, a USJ destaca-se com a Série de Negócios Sustentáveis, que inclui palestras, discussões do setor, investigação e cursos de curta duração em sustentabilidade empresarial, com o Laboratório de Neurociências Aplicadas, onde foram pioneiros na investigação em neuromarketing e neuroeconomics na região e com os projetos em Direito e Resolução Alternativa de Litígios, onde oferecem formação jurídica para empresas e outros profissionais e estão a desenvolver colaborações com Centros de Arbitragem da região para facultar formação em arbitragem a profissionais jurídicos e empresários.