O alerta da associação Animais de Rua
A Associação Animais de Rua lembra que há cerca de um milhão de animais abandonados em Portugal. Com o aproximar do Natal, a associação apela à adoção responsável e a que não se encarem os animais como “presentes”, que podem ser trocados ou devolvidos mais tarde. Partilhamos aqui o comunicado na íntegra:
“Com a chegada do Natal, é comum que o espírito de celebração e partilha inspire a escolha de presentes especiais para os nossos entes queridos. Assim, a Associação Animais de Rua vem alertar para a importância de evitar a oferta de animais como presentes. Sob o mote “Animal Não É Presente, É Um Ser Que Sente”, queremos chamar a atenção para a responsabilidade envolvida na adoção de um animal. No ano passado foram recolhidos 45.148 animais pelos Centros de Recolha Oficial. Estes são os números revelados no último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que deixa clara a subida do número de animais recolhidos, que passou de 41 994 em 2022 para 45 148 em 2023. Este estudo resultou do primeiro Censo Nacional dos Animais Errantes realizado no país e estima que existam em Portugal Continental mais de 930 mil animais errantes (830.541 gatos e 101.015 cães).
Os animais de companhia não são objetos descartáveis, mas seres vivos que exigem tempo, cuidado, dedicação e amor ao longo de toda a vida. “Um gesto que pode parecer carinhoso e espontâneo, como a oferta de um animal, muitas vezes resulta em situações de abandono ou maus-tratos, especialmente quando as famílias não estão preparadas para o compromisso a longo prazo que um animal exige”, alerta Daniela Pinto, diretora de operações da Associação Animais de Rua.
Adotar um animal – compromisso e responsabilidade:
Decisão Consciente: Adotar um animal deve ser uma decisão ponderada e tomada por quem irá cuidar dele, envolvendo toda a família e garantindo que todos compreendem as responsabilidades envolvidas.
Evitar Impulsos: Muitas vezes, animais oferecidos como presente no Natal acabam em abrigos ou na rua, quando as pessoas percebem que não conseguem cuidar deles. Não deve nunca oferecer um animal sem consultar se a pessoa que o vai receber o quer e se reúne todas as condições para tomar conta dele.
Adoção Responsável: Para quem tem certeza de que pode assumir esse compromisso, sugerimos procurar abrigos e associações que promovem a adoção responsável, onde animais que já necessitam de um lar esperam por uma nova oportunidade. Veja os nossos animais para apadrinhar ou adotar aqui: https://animaisderua.org/animals.
Mensagem de Natal da Animais de Rua: Este Natal, em vez de oferecer um animal, ofereça compaixão, respeito e tenha a consciência de que cada ser vivo merece um lar onde seja tratado com dignidade.O mote “Animal Não É Presente, É Um Ser Que Sente” reflete o espírito de empatia e cuidado que deve nortear esta época do ano. Junte-se a nós na construção de uma sociedade que valoriza e protege todos os seres vivos.
Neste Natal seja solidário, junte-se a nós e ajude-nos a continuar a ajudar: https://animaisderua.org/help“