Sorrir é uma forma de estar. Sorrir é sentir que todas as portas se abrem. A prestigiada Clínica Dentária Dr. Jaime Lencastre, em Cascais, encontra, diariamente, métodos inovadores para colocar um sorriso no rosto dos portugueses. Conheça, através das palavras de Jaime Lencastre Freitas, a verdadeira essência e paixão desta Clínica.
A IN teve uma conversa com o especialista para saber mais sobre os trabalhos que se desenvolvem na clínica dentária situada em cascais. Jaime Lencastre começa por explicar o seu precurso. “Comecei por me licenciar em medicina e cirurgia pela universidade de Málaga, depois fiz a especialidade de estomatologia no Hospital Santa Maria. Continuei na Escola de Medicina Dentária, na consulta de malformações crânio faciais e concluí com mais três anos no Hospital Egas Moniz, no serviço maxilofacial, perfazendo um total de 11 anos de formação”.
“A minha primeira clínica foi no centro de Cascais no ano de 1989. Em 2000 fiz a atual e desde então a clínica tem crescido, mas os valores mantêm-se. O médico existe para resolver os problemas de saúde do seu paciente, isto é o nosso lema” concretiza. Explicando que une os seus conhecimentos e a tecnologia para atingir os melhores resultados possíveis.
As especialidades da clínica são várias, tendo os respetivos responsáveis por elas. Temos uma vertente preventiva, a higiene oral e odontopediatria. A dentisteria, endodontia e prostodontia compõem a nossa vertente reconstrutiva. Na vertente cirúrgica focamo-nos na implantologia e por fim na vertente estética damos ênfase à ortodontia (alinhamento dentário).
“Trabalhamos para não ter trabalho”
“Este lema é conseguido, essencialmente, por apostarmos muito na prevenção oral, com cuidados primários realizados por dois higienistas que seguem os nossos pacientes semestralmente. Estes têm o seu gabinete próprio, articulado com os outros médicos. Mediante a observação e exames radiológicos, poderão detetar alguma patologia que será enviada de imediato para o especialista da área. Dado que o seguimento dos pacientes é fundamental na saude oral para os problemas não evoluírem”.
“A estética é uma preocupação cada vez maior na nossa sociedade, tentando atingir o perfeito e o belo. A nossa clínica não ficou alheia a esta necessidade social, também por gosto pessoal. Muniu-se de várias técnicas para o rejuvenescimento facial, sendo os mais usados PRGF (Plasma rico em fatores de crescimento do próprio paciente), aplicação de botox (toxina botolinica) e matérias de preenchimento (ácido hialurónico) para definição do labio e preenchimento de rugas”.
Apesar disso a saúde oral ainda é muito descurada pelos pacientes, o que se comprova pelo barómetro da saúde oral de 2019.
Na opinião de Jaime Lencastre a percentagem da população que não recorre aos cuidados de saúde oral, apesar de ter capacidade financeira, abstem-se de ir ao dentista devido ao mito da dor. “Há um estigma que associa o dentista à dor. Há uns anos não havia o mesmo cuidado e preocupação ao detalhe que temos visto nos dias de hoje. E esta associação que havia do antigamente do dentista à dor, ficou na memória das pessoas. Tem diminuído, mas ainda prevalece” – explica.
“Logo que a criança tenha dentes deve fazer a sua primeira consulta”
Assim a prevenção e tratamento das crianças é fundamental na saúde oral. “Sabemos que, ainda na terna idade as experiências das crianças ficam gravadas no subconsciente, e determinam a sua atitude futura perante os tratamentos dentários. Ou seja, se nós prestarmos uma experiência que seja agradável a uma criança de três anos, isso irá ditar o seu relacionamento futuro com o seu médico. Se esta experiência não ocorrer nestas idades precoces, e se espera para mais tarde, só quando a criança tiver dores, tudo se complica. Assim é essencial levar os mais novos ao dentista, com as respetivas condições apropriadas onde a criança se sinta bem”. A missão de Jaime, enquanto dentista, é conseguir estabelecer uma relação com a criança que dure para a vida.
“Tecnologia ao serviço da saúde oral”
Temos procurado sempre estar na vanguarda do processo, pelo que a tecnologia é fundamental no desenvolvimento da Clínica. “Recentemente fiz um investimento inovador, um laboratório o qual equipei com uma máquina que permite fazer coroas no espaço de uma hora. Assim não necessito mandar os trabalhos para fora (laboratório de protésico), evitando uma espera de dez dias ao paciente. O processo é simples, com uma câmara intraoral da marca sirona conetc, permite-me captar as imagens das arcadas dentárias e fazer uma construção 3D da boca do paciente. Com o modelo terminado e ajustado digitalmente pela mão humana, a fresadora da Cerec inLab constroí uma coroa à medida da preparação feita pelo médico. Esta coroa dentária adapta-se perfeitamente no paciente, não deixando margem de erro. Assim ganhamos em qualidade e em tempo de trabalho. Deste modo os pacientes podem acompanhar a execução do trabalho, vincando a relação de confiança entre doutor e paciente, demonstra transparência do processo, que assim desmestifica o mito da dor”