Cultura | Património

Deixe-se surpreender pela natureza do Sabugal

O Município de Sabugal tem tudo para lhe dar umas boas férias de muito descanso e lazer. As opções são muitas e prometem dias inesquecíveis no interior do nosso país. Com este guia completo das zonas fluviais de lazer e dos baloiços panorâmicos deixamos o nosso convite para que se deixe surpreender pela natureza do Sabugal.

Ao longo do caudal do Côa, podemos encontrar as diversas zonas fluviais e de lazer do Sabugal. Com águas cristalinas e paisagens relaxantes, a natureza é o encanto principal do lazer que o espera.
Experimente algo novo, fora da confusão urbana, desfrute do rio e da beleza que o rodeia.

Alfaiates (Albufeira) – Praia Fluvial
Nos seus primórdios era apenas usada para regas e pesca, foi a partir de 2017 que passou a praia fluvial. Dispõe de parque de merendas, zona de esplanada e bar, onde se servem petiscos e hambúrgueres. Alfaiates também tem ao seu dispor um campo de futebol, um parque infantil, canoas e área de jogos.

Badamalos – Praia Fluvial
Badamalos faz parte da Grande Rota do Vale do Côa, exatamente pelas suas particularidades paisagísticas. Nesta praia, o mais importante é relaxar e passar um bom momento a observar a natureza que embeleza o local. Desfrute do seu lanche no parque de merendas, ou delicie-se no bar.

Fóios
Uma piscina fluvial com a água mais pura do rio Côa, ficando a apenas 3 km da nascente. Aproveite o bar, o campo de voleibol e o campo de futebol, mas não descure umas belas caminhadas pelos caminhos rurais, em direção à nascente do rio.

Malcata
Inaugurada em 2015, está repleta de jardins e situa-se à entrada da aldeia. Nos arredores, pode encontrar um parque de caravanismo e um campo de jogos. Possui parque infantil, duches, parque de merendas, churrasqueiras e um bar com deliciosos petiscos.


Quadrazais – Praia Fluvial
Abonada por um extenso areal e dois parques de merendas, fica apenas a 1 km da aldeia, na margem esquerda do Côa. Poderá ouvir a gíria local, usada até aos anos 60 pelos contrabandistas, algo que valoriza a praia e a diferencia. Delicie-se com os petiscos do bar e aproveite o espaço para se divertir o máximo possível.

Rapoula do Côa – Praia Fluvial
Com espaços verdes de cortar a respiração, espelhos de água e sombras, é ideal para nadadores experientes, mas também para crianças. Os mais novos têm a oportunidade de se divertirem no parque
infantil ou no slide. O espaço conta com um bar, um parque de merendas e chapéus de palha.

Sabugal
Está situada mesmo ao lado da zona histórica do Sabugal. O principal destaque é o Castelo da 5 Quinas. É ideal para fazer caminhadas ou passeios de bicicleta, respirando o ar puro que o rodeia. Este espaço sofrerá, brevemente, obras de requalificação.


Vale das Éguas – Praia Fluvial
Também conhecida como zona de lazer da Ínsua, conta com uma piscina natural, parque infantil, canoas e gaivotas. Pode aproveitar o bar, mas também do parque de merendas e grelhadores para uso dos
visitantes, tudo para carregar energias.

Vale de Espinho

Esta zona de lazer é caraterizada pelas mesas em madeira e granito do espaçoso parque de merendas. Usufrua das canoas, do bar ou churrasqueiras e do parque de estacionamento. Conheça, ainda, as mais recentes zonas de lazer em Seixo do Côa e Penalobo (zona de lazer do Mosqueiro), maneadas por espaços propícios à tranquilidade e lazer.


BALOIÇOS PANORÂMICOS
São cada vez mais procurados pelo território nacional e Sabugal não é exceção. Para poder desfrutar da natureza com ainda mais intensidade, visite os baloiços panorâmicos do concelho, construídos exatamente com esse propósito.

Baloiço de Aldeia Velha
É a principal atração da freguesia de Aldeia Velha, um baloiço em forma de forcão. Tem cerca de sete
metros de altura, pesa 350 kg e um dos objetivos da sua construção é homenagear uma das tradições da região, a Capeia Arraiana, património cultural imaterial desde 2011. Situa-se a 900 metros de altitude, ideal para desfrutar da vista privilegiada.


Baloiço do Chão da Forca
Situado em Vila Maior, mais concretamente, em Chão da Forca, foi construído com a forma das iniciais da localidade. Para contemplar a bela paisagem que o rodeia. É possível observar a aldeia, antiga vila medieval, onde se destaca o seu castelo, mas também é possível contemplar a Serra da Estrela e a cidade da Guarda.

Seixo´s Tower Swing
Um baloiço simples, de madeira, localizado no Largo da Igreja do Seixo do Côa, junto à torre da igreja. Foi construído a partir de materiais que sobraram de algumas obras realizadas pela junta de freguesia.

Baloiço de Penalobo
Foi construído com a forma da cabeça de um lobo e contém um coração no centro. Está localizado
na zona de lazer do Mosqueiro, em Penalobo. A ideia é homenagear o lobo, animal que deu origem ao nome da localidade.


Baloiço da Eirinha
Bendada, local onde se pode visitar este baloiço, é caraterizada pela música. Foi em celebração dos
150 anos da Banda Filarmónica, que foi criado este baloiço em forma de notas musicais. É possível contemplar a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha, num silêncio tranquilizador.

Baloiço da Machoca
Está situado na Reserva Natural da Serra da Malata, junto ao posto de vigia da Machoca. Aproveite ao
máximo este baloiço, encantandose com um lindo pôr-do-sol, com uma vista para a serra e para a Barragem do Sabugal.