Cultura | Património Turismo

Pombal: uma escapadinha da serra ao mar

Pombal, Redinha, Canhão do vale do Poio na Serra de Sicó. Paulo Cunha

O concelho de Pombal tem um património natural extenso e diversificado, proporcionando cenários diferentes para todos os amantes da natureza. Desde a magnífica Serra de Sicó que se estende pelos concelhos de Pombal, Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela e Soure, em direção à Estrada Atlântica, atravessando a Mata Nacional do Urso e repousando na sossegada Praia do Osso da Baleia.

Sol e mar, ciclismo, pedestrianismo escalada e espeleologia são algumas das propostas que este território tem para oferecer. Mas, iniciaremos pela Serra de Sicó, mais propriamente, pelo Vale dos Poios. Manifestação máxima do património geomorfológico da rocha calcária, integra o Maciço de Sicó e representa a íntima relação entre a rocha e a água ao longo dos milénios, em que uma sofre a degradação por ação da outra.

Trata-se de um dos maiores canhões fluviocársicos do país, sendo percorrido por trilhos com paisagens de dimensão avassaladora e tuneis de vegetação asfixiantes. Refúgio natural de várias espécies de fauna, enquanto o percorremos podemos observar orquídeas selvagens, rosas albardeiras e absorver os aromas do tomilho, dos alecrins e rosmaninho.

Já próximo da costa atlântica, encontramos a Secção 14 integrante da rota europeia de cicloturismo (Euro Velo 1), que no território de Pombal atravessa as localidades da Silveirinha Grande e dos Alhais, entrando de seguida na Mata Nacional do Urso junto à Praia do Osso da Baleia. Foi alvo da instalação de sinalética bidirecional e de painéis informativos de forma a proporcionar ao ciclista um maior entendimento da riqueza do território, culturalmente e ao nível da natureza. Segue a tendência atual do turismo de aventura e desportivo através de formas de deslocação de baixo impacto e sustentáveis, favorecendo um contacto mais próximo e rico com os locais, a sua história, a natureza e as suas comunidades.

Durante a viagem entre a serra e o mar, propõe-se uma visita ao Convento do Louriçal. Edifício religioso dedicado a Madre Maria do Lado, destino de peregrinos e ouvinte de preces, que ainda hoje alberga uma comunidade religiosa de irmãs que vive em recolhimento e se entrega à adoração contínua. No interior da Igreja do Convento pode-se apreciar um altar imponente assim como um revestimento de azulejos com representação religiosa simbólica.

Juntamente com o imponente aqueduto, as Igrejas da Misericórdia e do Recolhimento, este património de relevo é memória viva de tempos idos em que esta vila do Concelho de Pombal era sede de Município e tinha grande relevo religioso e político.

Osso da Baleia, onde o natural e o sossego são singulares
Distinguida como Praia Dourada por apresentar valores singulares do ponto de vista geológico, florístico, faunístico, paisagístico e patrimonial, a Praia do Osso da Baleia situa-se em plena Mata Nacional do Urso, na Freguesia do Carriço. O seu nome tem origem no início do século XX devido ao aparecimento de um esqueleto de baleia que, segundo testemunhos orais, terá dado à costa naquele areal.

Esta praia, vigiada e com serviço de bar disponível durante a época balnear, é um local perfeito para quem gosta de grandes caminhadas à beira-mar, pesca desportiva, bodyboard e surf. Ideal para quem aprecia a beleza natural de uma praia com as suas dunas em bom estado de conservação, salpicadas de camarinhas, pequenos arbustos caraterísticos que no verão geram saborosas, e multifacetadas, bagas brancas. O galardão de Praia Dourada foi-lhe atribuído em 1998, distinguindo-a pela sua singularidade, pelos seus ambientes naturalizados e inexistente grau de infraestruturação.

Desde 2004, a Praia do Osso da Baleia é contemplada com o galardão Bandeira Azul, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa. Título que tem sido renovado sucessivamente, ano após ano. No ano seguinte, o espaço içou, pela primeira vez, a bandeira Praia Acessível que, à semelhança do galardão da Bandeira Azul tem sido renovado anualmente, por cumprir os requisitos da legislação em vigor, relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.

Mas, em termos de distinções não fica por aqui, uma vez que a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza lhe tem atribuído o galardão Qualidade de Ouro, premiando a qualidade da sua água balnear, daquela que é a única praia do concelho de Pombal. Uma classificação que resulta da avaliação de vários critérios, não só a qualidade da água “excelente”, mas também a ausência de qualquer tipo de ocorrência / aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia, nas últimas cinco épocas balneares.

Nesta zona de singular beleza, podemos ainda explorar a envolvente, bem como alguns aspetos associados à fauna e flora, percorrendo a Mata Nacional do Urso, onde se pode sentir a fragância dos pinheiros e admirar a flora e fauna autóctone. É também um espaço propício à prática de desportos de natureza, como orientação e geocaching, entre outros.