A raça Limousine chegou a Portugal em meados do século XX e em 1989 foi criada a Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Limousine, ACL. Esta assume como objetivo primordial a gestão do Livro Genealógico da Raça, orientando a sua evolução para servir da melhor forma os diversos intervenientes na fileira produtiva da mesma.
Atualmente, o efetivo reprodutor Limousine está alicerçado num património genético nacional robusto, estabilizado e de qualidade, produzindo anualmente machos e fêmeas melhoradores, contributo fundamental para a evolução gradual do património genético nacional.
A raça Limousine caracteriza-se por um conjunto de qualidades maternais e produtivas muito importantes para quem é produtor de carne. Dentro das qualidades maternais destaca-se a facilidade de partos e a produção leiteira. Nas qualidades produtivas, a raça Limousine é caracterizada pelo rápido crescimento, pela sua rusticidade e rendimento de carcaça. Isto traduz-se numa raça com grande eficiência e, sem dúvida, numa raça melhoradora. É uma raça já há muito selecionada tendo em conta também o temperamento dos animais, o que permite ser melhoradora também na docilidade, promovendo a facilidade no maneio.
Atualmente existem 291 criadores aderentes ao Livro Genealógico dos Bovinos de Raça Limousine. Nos últimos anos, este número teve uma tendência crescente, fruto do trabalho dos criadores, da Associação de Criadores Limousine e do ótimo desempenho que esta raça tem em Portugal.
O efetivo Limousine em Portugal tem vindo a crescer ao longo de todo o território nacional e ilhas, e é a raça não autóctone com que os produtores de carne mais trabalham.
O produtor de carne procura, cada vez mais, introduzir genética melhoradora na sua exploração e no seu produto final de forma a ser distinguido por isso. Nos últimos anos o efetivo de animais de aptidão carne registado como raça pura aumentou 60%. A raça Limousine é a raça que mais se destaca nesse aumento, como se observa no gráfico 2, sendo quase três vezes superior à raça pura que lhe precede, e uma das duas únicas raças que evidenciam crescimento no número de bovinos nos últimos anos.
Em 2013 existiam 17 800 animais de raça Limousine na
base de dados do SNIRA e no final de 2021 existiam 26 948
animais, o que representa um crescimento de 51,4% nestes
oito anos.
Ao analisar a evolução do efetivo reprodutor, que se define como o número de fêmeas existentes com mais de dois anos na exploração, e tendo em conta os efetivos reprodutores existentes em Portugal, de todas as raças puras autóctones e não autóctones, o efetivo reprodutor Limousine ocupa o
terceiro lugar de maior efetivo de bovinos de raça pura em Portugal. Existem atualmente cerca de 14 mil fêmeas adultas puras Limousine e este número teve sempre uma tendência crescente nos últimos anos.
A raça Limousine é também a raça mais procurada pelo produtor de carne aquando da compra de um macho reprodutor para a sua exploração. Aliás, a comercialização de reprodutores da raça Limousine é essencial para a viabilidade económica dos bovinicultores que contribuem para o melhoramento genético da raça em Portugal.
Dentro das raças puras de aptidão carne, os machos com mais de dois anos de raça pura com maior representação são os da raça Limousine, representando 42,55%, como se observa no gráfico 3.
A procura por reprodutores Limousine deve-se não só às excelentes características da raça já mencionadas, como também à qualidade do produto final. A raça Limousine distingue-se pelo elevado rendimento de carcaça, acima de 65%, devido ao osso fino e à elevada proporção de carne de qualidade na carcaça.
No que diz respeito à utilização da raça Limousine para cruzamento simples ou terminal, é a raça mais procurada. De todos os animais cruzados de raças puras de aptidão carne, os cruzados de Limousine representam 56%, ou seja, mais de metade dos animais registados como cruzados.
Este cruzamento tem cada vez mais valor para o produtor que procura validar os seus animais como cruzados Limousine, não só devido às características da carne e do rendimento de carcaça como também à valorização do seu produto no mercado.
A ACL tem duas marcas registadas de carne Limousine presentes no mercado, que podem ser utilizadas por qualquer criador, talho, restaurante ou distribuidor, garantindo a qualidade da carne Limousine.