O Centro histórico de Santa Maria da Feira recua, nesta 26º edição, até ao reinado de D. João I. Já a partir de hoje, dia 2, e até 13 de agosto poderá viver esta experiência, com novas manifestações artísticas e espetáculos, estreando-se o de video mapping. O horário do recinto também será alargado e o espaço foi reorganizado, tornando-se mais amplo.
Durante 12 dias, de 2 a 13 de agosto, Santa Maria da Feira volta a viajar até à idade média, mais especificamente, até ao reinado de D. João I, em que se deu a batalha de Aljubarrota – uma das mais marcantes na história de Portugal, símbolo da independência e da identidade portuguesa.
A 26º edição terá um horário mais alargado, abrindo as portas do recinto às 12:00 horas, para possibilitar que os seus visitantes possam usufruir da extensa programação. O próprio recinto demonstrar-se-á mais amplo, tendo sido reorganizado e estendido para o percurso urbano do Cáster.
A programação demonstra-se mais reforçada, com 103 espetáculos diários, a acontecer em 5 praças de animação e 16 áreas temáticas. A feira medieval poderá contar com 358 voluntários (pela primeira vez, uma das voluntárias é uma jovem surda) e 2200 pessoas irão estar a trabalhar no recinto. Já as iguarias medievais poderão ser degustadas em 20 tabernas e 2 restaurantes medievais.
São 18 as novidades deste ano, principalmente de espetáculos e manifestações artísticas. O principal foco está na família e em proporcionar-lhe a melhor experiência: “Queremos que as famílias levem boas memórias e conhecimento para casa, que os mais novos aprendam História numa aula viva, em contacto com os personagens, com os ambientes, com o nosso património, que aprendam História a brincar.”, afirma, em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa
Uma das grandes novidades é o espetáculo de video mapping, “Além das Muralhas”, em que será contada a história de Portugal e da Terra de Santa Maria nas muralhas do Castelo da Feira. Haverá três sessões diárias: 22:00 horas, 23:00 horas e 00:00. Este conteúdo interativo também fará parte das visitas guiadas ao interior do Castelo D’el Rei.
Os torneios medievais estão de regresso ao fim de oito anos, estando programados três espetáculos diários – 12:30 horas, 17:00 horas e 22:30 horas – que são adaptados a cada público. No exterior da Liça, haverá um “Acampamento Hostil” de Castelhanos a provocar por quem ali passa.
Um novo palco surge na Viagem Medieval e este será no Salão Nobre da Câmara Municipal. É lá que acontecerá o espetáculo “Um Rei para um Reino”, recriando as cortes de Coimbra. Serão, ao todo, cinco sessões diárias, sendo uma por hora, a partir das 14:00 horas.
Todos os dias, às 20:00 horas, quando tocam os sinos da Igreja Matriz, todas as praças do recinto transformar-se-ão num baile coletivo, convidando o público a dançar ao som da música medieval. Já no claustro do Convento e Igreja Matriz surge um novo espetáculo, intitulado “Ecos Gregorianos”. Pelas 22:00 horas, cerca de 50 “monges” irão entoar o canto sacro gregoriano, transformando aquele espaço num ambiente mais intimista e de introspeção.
Os três grandes espetáculos deste ano, no palco natural, junto às margens do rio Cáster, serão “As Bodas Reais” (passa a ter duas sessões, a primeira às 16:00 horas e a segunda às 18:00 horas), “Nuno de Santa Maria”, às 21:30 horas e “Batalha Real”, às 23:30 horas.
Num cruzamento entre a época medieval e época atual, a Viagem Medieval verá introduzido o reinado de D. João I, o Castelo da Feira e a Batalha de Aljubarrota no jogo de estratégia medieval, March of Empires. No recinto, os visitantes poderão dirigir-se até duas cabines para tirar fotografias e fazer download do jogo.
Já na Praça do Canastro, junto ao Orfeão, haverá novas áreas de convívio e de animação, para além de que será aí possível provar a nova cerveja Viagem Medieval´23, produzida pela Super Bock.
Viagem Medieval inclusiva
A viagem medieval é acessível a todos, com visitas guiadas e espetáculos com interpretação em língua gestual portuguesa (LGP), visitas orientadas a pessoas com mobilidade reduzida e orientadas a cegos, havendo audiodescrição. Para além disso, ainda estará disponível na Loja Interativa de Turismo um roteiro acessível e duas cadeiras de rodas para empréstimo.
Uma experiência imersiva na época medieval
Se pretender ter uma experiência imersiva, a Viagem Medieval em Terras de Santa Maria dispõe de seis bilhetes experiência. “Casar na Viagem” permitirá que os noivos possam celebrar uma cerimónia e ter uma certidão de casamento atestada pelo rei. O “Passaporte Temático” permitirá a entrada em todas as áreas temáticas. Também é possível comprar um bilhete para se tornar princesa, cavaleiro ou guerreiro por um dia, sendo disponibilizados trajes, acessórios e realizada a caraterização física. Por fim, poderá também trajar em família, envolvendo todos na Viagem Medieval.