O “maior e mais antigo festival de magia português”, os Encontros Mágicos, estão de regresso a Coimbra, de 19 a 24 de setembro, para a sua 27º edição. São esperados três tipos de eventos e 72 espetáculos de magia, que acontecerão em diversas ruas da cidade.
Os Encontros Mágicos foram apresentados hoje, dia 13 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Coimbra, sendo revelado pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, que haverá este ano três tipos de eventos – Magia da Rua, Escola de Magia e Galas Internacionais – e 72 espetáculos de magia de rua.
A 27º edição decorre de 19 a 24 de setembro, trazendo à cidade 15 artistas oriundos da Argentina, Áustria, Cuba, Espanha, Inglaterra, Japão, Peru e Rússia. Portugal será representado por Leandro Morgado e Luís de Matos, o diretor artístico deste festival.
“Este evento marca a nossa cidade e o nosso programa cultural pelas suas caraterísticas distintivas. É um dos eventos mais acarinhados por todos”, afirma José Manuel Silva.
As 72 representações de magia acontecerão pela cidade, mais especificamente na Praça 8 de Maio, rua Visconde da Luz, rua Ferreira Borges, Praça do Comércio, Praça das Bandeiras do Convento São Francisco, Parque Verde e Parque do Vale das Flores.
A Escola de Magia terá a decorrer aulas de iniciação à arte mágica, para crianças dos seis aos 12 anos. As sessões decorrem no Convento de São Francisco, terão dois níveis e são gratuitas, sendo só necessário realizar a respetiva inscrição. Está também programada uma aula de magia na Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência – Cavalo Azul, para crianças e jovens com necessidades especiais.
Já as Galas Internacionais de Magia voltam a fazer parte dos Encontros Mágicos, realizando-se nos dias 22 e 23 de setembro, no Grande Auditório do Convento São Francisco. Serão aí apresentados, por Luís de Matos, “espetáculos únicos” de grandes mágicos internacionais. O presidente Câmara revela ainda haver bilhetes, “mas apressem-se, que os bilhetes esgotam”. Poderão adquiri-los na bilheteira do Convento São Francisco e na BOL.
O Município de Coimbra foi sempre o organizador deste evento, tendo começado por ser uma Gala Internacional de Magia. Em 1998 nasce o que nós hoje conhecemos por Encontros Mágicos, estendendo-se a uma programação de seis dias. Todos os anos, este festival realiza-se na terceira semana de setembro, tornando Coimbra na “capital nacional da magia”.
“Continuaremos a empenhar-nos, em anos futuros, para termos mais e melhores Encontros Mágicos”, afirma o presidente da Câmara.