Atualidade Notícias

MANIFESTUM com programa de homenagem a poetas centenários

O MANIFESTUM arte de dizer regressa a Valongo e Ermesinde, de 3 a 8 de outubro, com programa especial. Este ano o evento alarga para quatro dias e focar-se-á na homenagem a poetas centenários, tais como Natália Correia, Mário-Henrique Leiria, Mário Cesariny, Eugénio de Andrade e António Manuel Couto Viana.

A 5º edição do MANIFESTUM arte de dizer regressa a Valongo e Ermesinde, de 3 a 8 de outubro, para voltar a partilhar, produzir, escrever, falar e evocar a palavra, através de cruzamento de diversas manifestações culturais, tal como é o caso da literatura, da música, da fotografia, do jornalismo, da arte de dizer. Estão programadas diversas conversas, leituras, apresentações e grandes espetáculos. A maioria das iniciativas têm entrada livre e gratuita.

Poetas centenários são neste edição evocados e terão a si dedicados espetáculos. São eles Natália Correia, Mário-Henrique Leiria, Mário Cesariny, Eugénio de Andrade e António Manuel Couto Viana. Destaca-se o espetáculo “Natália Correia 100 anos – Natália é quando uma mulher quiser”, a acontecer no dia 5 de outubro, às 18:00 horas, no Fórum Cultural de Ermesinde. O compositor Renato Júnior foi o responsável por dar música aos “poemas mais emblemáticos” de Natália Correia e 12 artistas femininas de lhe dar voz: Amélia Muge, Ana Bacalhau, Áurea, Elisa Rodrigues, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Maria João, Patrícia Antunes, Patrícia Silveira, Rita Redshoes, Sofia Escobar e Viviane.

No dia seguinte, a 6 de outubro, às 21:30 horas, no Fórum Cultural Vallis Longus, espera-se uma noite completa de surpresas, começando com a apresentação dos espetáculos performativos “Presunto Inocente” e “Marulhada” e terminando com “Phonógrapho” – uma evocação de Manuel João Vieira ao repertório de Camilo Pessanha, partindo do Poema Fonógrafo. Um dos seus alter-egos, o Lello Perdido, é também chamado para entrelaçar temas como o “erudito, popular, literatura, mitologia ou vernáculo”.

Irão também decorrer diversas iniciativas promovidas pela comunidade, tal como é o caso das apresentações finais dos laboratórios “Ver Longo” e “Há Palavras que nos beijam”, do Serviço Educativo, a decorrer nos dias 7 e 8 de outubro. Já o grupo de seniores ruma até às ferias de Ermesinde e Valongo, no dias 6 e 7 de setembro, para apresentar as performances inseridas no “Poesia Vai à Feira”.

O MANIFESTUM irá receber, nos dias 7 e 8 de outubro, diversos convidados, no âmbito do “No Benefício da Dúvida”, para dialogarem e cruzarem perspetivas. Marcará presença a responsável editorial do Grupo Leya, Maria do Rosário Pedreia; a vice-reitora para a Cultura da Universidade do Porto, Fátima Vieira; personalidades da televisão e da rádio, como Manuel João Vieira, Fernando Alvim e Miguel Ribeira.

Para além da literatura e da poesia em destaque, o cinema terá o seu lugar nesta grande festa. “Amor em Quarentena”, de Nuno Viana, é baseado em 13 poemas e numa história verídica que aconteceu durante a pandemia Covid-19. O espetáculo multidisciplinar conta com a participação de Ismael Calliano, Pedro Barroso e Pedro Janela e terá lugar no Fórum Cultural Vallis Longus, a 7 de outubro, às 21:30 horas.

O cartaz integra muitas mais iniciativas que trarão momentos únicos: “(..)É a cultura que nos define enquanto seres humanos, sem ela não há humanidade”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Destaca-se que o MANIFESTUM arte de dizer está inserido no projeto de promoção de leitura “Ler Não Custa Nada”. Atualmente estão inscritos nas bibliotecas municipais 15 717 mil leitores, tendo havido uma evolução significativa face a 2013, em que eram só 3000.