A 3º edição do Há Música ao Fundo do Túnel, com concertos ao vivo a decorrer em várias estações de metro de Porto e Lisboa e numa sala de espetáculos da capital, acontece de 23 a 27 de outubro. Já se encontra disponível um Open Call para que novos artistas musicais possam participar nesta iniciativa.
Há Música ao Fundo do Túnel assume-se como um projeto de concertos ao vivo na rede de metro de Porto e Lisboa, com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar. Não é por acaso que este evento se realizará no mês em que se assinala o Dia Internacional da Saúde Mental, outubro, mais concretamente dos dias 23 a 27. Uma sala de espetáculos em Lisboa, ainda não revelada, receberá também, no âmbito desta iniciativa, diversos artistas.
A programação completa será anunciado a 11 de outubro, estando agora a decorrer um Open Call que promove a participação de artistas musicais. As bandas e projetos que estejam interessados em atuar em estações de metro do Porto e de Lisboa poderão inscrever-se através de um formulário.
De acordo com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, os espaços da Rede de Metro “representam o pulsar das grandes cidades”, tornando-se o local ideal para que as pessoas parem um pouco a sua rotina e possam apreciar aquela música ao vivo. É desta forma que a organização pretende promover o “bem-estar físico, psicológico e social” e a saúde mental.
Esta iniciativa conta com os apoios institucionais do Ministério da Saúde e do Ministério da Cultura e com o apoio da seguradora Médis, que se tem dedicado este ano a criar uma cobertura para a melhoria da saúde mental.