Atualidade Notícias

Os mais novos tomam conta do centro da Mealhada no Dia Europeu Sem Carros

A Mealhada aderiu ao Dia Europeu Sem Carros que se assinala hoje, dia 22 de setembro. No centro da cidade deu-se o corte ao trânsito e as crianças ocuparam as ruas para participar em diversas atividades, como dança, gincana de bicicletas e assistir a uma demonstração de meios de GNR.

É hoje, dia 22 de setembro, que se assinala o Dia Europeu Sem Carros, inserido na Semana Europeia da Mobilidade, que decorre esta semana, de 16 a 22 de setembro.

Diversos concelhos em Portugal aderiram à iniciativa de cortar o trânsito no centro da cidade. A Mealhada não ficou de fora e foi mais longe: durante a manhã, os técnicos do Município acompanharam as crianças a pé até às escolhas da Mealhada e da Pampilhosa. “Boleia humana” é o nome desta iniciativa, que se integra nas diversas atividades dinamizadas para as crianças. Ao longo do dia, no centro da cidade, os mais novos puderam dançar, correr, fazer uma gincana de bicicletas, assistir à demonstração de meios da GNR – “deram um nova vida ao centro”, afirma a autarquia.

Para a população em geral estão a ser realizados rastreios à tensão arterial, glicémia e colesterol; e avaliações nutricionais. Ainda decorrerá uma exposição de soluções energéticas.

A Semana Europeia da Mobilidade deste ano teve como tema a “eficiência energética” e, neste âmbito, foram realizadas diversas ações durante esta semana: “provas de orientação no Parque da Cidade, caminhadas nas diversas freguesias” e um workshop intitulado ‘Mealhada Acessível’, que contou com a colaboração da associação Accessible Portugal.

O Município da Mealhada está empenhado em promover a mobilidade sustentável, tanto através de ações práticas, como no debate de diversas questões associadas. “O Município da Mealhada é um dos subscritores do Pacto de Autarcas para a Energia e Clima 2030, pelo que faz todo o sentido associarmo-nos à SEM (Semana Europeia da Mobilidade).”, ressalta a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Filomena Pinheiro.