O Município da Nazaré anunciou que o Forte de São Miguel Arcanjo já atingiu os dois milhões de visitantes. O Forte, aberto ao público desde 2015, é também conhecido pelo seu farol, de onde se assiste às ondas gigantes da praia do Norte.
O Forte de São Miguel Arcanjo, na Nazaré, foi construído em 1577, mas só em 2015 foi aberto ao público. O monumento alcança hoje, dia 28 de setembro, a marca dos dois milhões de visitantes – anunciou a Câmara Municipal da Nazaré.
O forte é também conhecido pelo seu farol, construído em 1903, e que apresenta uma vista privilegiada para a Praia do Norte, onde acontecem as famosas ondas gigantes da Nazaré – o principal fator de atração turística.
“Uma referência mundial pela excelência que oferece na contemplação da natureza, em especial das ondas grandes na praia do Norte, passagem obrigatória de surfistas e de competições internacionais”, afirmou o Município da Nazaré à agência Lusa.
É no Forte de São Miguel que também se pode encontrar o Centro Interpretativo do Canhão da Nazaré, um local destinado a fornecer informação científica do fenómeno que são as ondas gigantes.
Devido à grande afluência de surfistas e à criação de competições internacionais, foi criado, em 2016, o projeto museológico “Surfer Wall”. Este pretende reconhecer os atletas que tentaram superar-se nas ondas da Praia do Norte e que tiveram um importante papel na divulgação da Nazaré ao resto do mundo.
O Forte, desde que foi construído, passou por várias transformações, tendo sobrevivido às invasões francesas e às lutas liberais, apesar de que a imagem de pedra de S. Miguel está até hoje desfigurada. O edifício abre todos os dias, das 10:00 horas às 18:00 horas.