Atualidade

Portugal é cada vez mais a escolha de brasileiros para viver

Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a um constante aumento da população estrangeira a residir em Portugal. A comunidade brasileira é a que mais tem crescido, continuando assim a ser a mais representativa.

Portugal é cada vez mais o destino escolhido por imigrantes de todo o mundo para viver. De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 393 mil cidadãos brasileiros residem de forma legal em Portugal, constituindo aproximadamente 40% da comunidade estrangeira no país. Além disso, só este ano, aproximadamente 150 mil obtiveram um título de residência em território português. Os concelhos de Lisboa, Cascais, Sintra, Porto e Braga são os que registam uma maior incidência de imigrantes brasileiros.

Já em 2022, segundo o SEF, tinha-se verificado, pelo sétimo ano consecutivo, um acréscimo da população estrangeira residente. O aumento tinha sido de 11,9% face a 2021, o que perfazia um total de 781.915 cidadãos estrangeiros titulares de autorização de residência. A comunidade brasileira, que se mantém como a principal comunidade estrangeira residente no país, foi a que mais cresceu (17,1%) face a 2021. No final do ano passado, eram 239 744 os brasileiros a viver em Portugal, o que representava cerca de 30,7% do total de imigrantes. Isto indica que, apenas em 2023, esta comunidade aumentou aproximadamente 36%, com sensivelmente 153 mil pessoas a obterem uma autorização de residência desde o início do ano.

A insegurança e a violência no Brasil são apontadas como motivos primordiais que têm levado os brasileiros, que chegaram a Portugal nos últimos anos, a abandonar o país de origem. Mediante associações de emigrantes, a estas razões juntam-se fatores políticos, económicos e sociais. Ora, muitos brasileiros escolhem Portugal para viver pelo facto de a língua ser a mesma. A maior parte que o faz, aponta este fator como primordial na escolha de um novo país para procurar melhores condições de vida. Também, e em oposição ao Brasil, Portugal é considerado o sétimo país mais seguro do mundo e o quarto na União Europeia, revela um relatório do Instituto para a Economia e Paz. Para além disto, a saúde, a educação, o clima, a cultura, a gastronomia e a praticidade das burocracias fazem com que Portugal seja escolhido por muitos brasileiros para viver.

Durante a década de 80 do século passado, Portugal recebeu alguns brasileiros com elevada formação académica, incluindo profissionais dentistas e especialistas em marketing. No final do século XX e início do século XXI, o país viu uma significativa vaga de imigração composta em grande parte por pessoas que não possuíam qualificações específicas, mas que encontraram oportunidades de trabalho nos setores dos serviços, da construção civil e da restauração. Mais recentemente, tem-se dado uma fusão das diferentes classes sociais entre os imigrantes que escolhem Portugal como destino para viver.