Atualidade Cultura | Património

94ª Feira do Livro de Lisboa traz novidades e uma meta a alcançar

A Feira do Livro de Lisboa está de regresso ao Parque Eduardo VII, até ao dia 16 de junho, com várias novidades e com o objetivo de atingir a marca de um milhão de visitantes. Nesta 94ª edição, estão disponíveis 960 marcas editoriais, representadas por 140 participantes, distribuídos por 350 secções.

Face ao sustentável crescimento das anteriores edições da Feira do Livro de Lisboa, houve a necessidade de adaptar o espaço do evento de modo a responder às expectativas dos diferentes públicos esperados ao longo dos 19 dias.

Com o objetivo de oferecer uma experiência cada vez mais enriquecedora e completa, esta edição do evento regressa com duas novas Praças, aumentando o total para seis, melhorias ao nível das acessibilidades, instalações sanitárias reforçadas e adaptadas, um novo espaço de fraldário e amamentação e restauração com uma oferta mais diversificada.

Graças a parcerias renovadas e a novas atrações, a programação cultural continua a ser um dos pontos altos da Feira do Livro de Lisboa. A presença de vários autores internacionais e a realização de mais de dois mil eventos, tornam o Parque Eduardo VII o ponto de encontro para as várias gerações que privilegiam a leitura. À semelhança dos anos anteriores, esta edição volta a contar com a “Hora H”, um momento que regressa aos dias de semana, de 2a a 5a feira (à exceção dos feriados), na última hora de funcionamento da Feira, durante a qual os visitantes têm acesso a descontos mínimos de 50% numa vasta seleção de livros.

A iniciativa “Acampar com Histórias”, que permite a crianças entre os oito e os dez anos – mediante inscrição e com um custo de 18,50€ – dormirem no Parque Eduardo VII, na envolvência da literatura e longe dos equipamentos eletrónicos, também está de regresso. Esta ação terá, ao todo, seis sessões, às sextas, sábados e vésperas de feriado, com capacidade para 25 crianças por noite. É de destacar ainda o regresso do Plano Nacional de Leitura, com uma série de iniciativas, o Consultório de Leitura, onde são dadas sugestões de livros de acordo com o perfil dos leitores, o Clube de Leitura e a sessão de “Ler e Conversar com Música”, que o público pode experimentar num ambiente informal, de conversa, música e leituras.

Numa parceria com a ColorADD, a Feira do Livro de Lisboa disponibiliza, nesta edição, o “alfabeto das cores”, permitindo assim que daltónicos consigam identificar e localizar os diferentes espaços do certame. Para além disto, o site disponibiliza uma área específica com todas as informações úteis, de forma a agilizar as deslocações ao local do evento.