Trazendo onze dias de intensa programação, que pretendem encher a cidade com alegria e tradição, as Festas de São João de Braga regressam de 14 a 24 de junho.
As Festas de São João de Braga estão de volta de 14 a 24 de junho, com onze dias de programação, sete cortejos, 365 entidades e cerca de dez mil pessoas envolvidas. As ruas da cidade voltam a fervilhar com as tradições locais, das quais se destacam o Cortejo Sanjoanino, no dia 24 de junho, os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, cabeçudos e gigantones, o folclore e a etnografia. “O S. João de Braga não se resume apenas a uma noite de folia”, sublinha o presidente da Câmara Municipal bracarense, Ricardo Rio, na conferência de imprensa de apresentação das festas.
“O S. João é uma manifestação de cariz cultural e identitário que se estende por onze dias, num programa que envolve toda a comunidade que vive as tradições de forma genuína”, acrescenta. Este ano, o Cortejo das Rusgas será o tema principal do cartaz e das decorações de rua. Este momento emblemático das sanjoaninas bracarenses destaca as tradições locais, com grupos de romeiros que cantam e dançam, percorrendo várias artérias do Centro Histórico e culmina na Avenida da Liberdade. Enquanto isso, neste que é o São João mais antigo do país, no cartaz musical figuram as atuações da Banda Filarmónica da GNR, Ana Malhoa, David Carreira, The Gift, entre outros projetos musicais.
De entre as 270 horas de programação, vale ressalvar, no dia 14 de junho, a apresentação do livro “Trajar no S. João de Braga” e a habitual cerimónia de acender das luzes das decorações de rua que darão cor à cidade minhota. No dia 15, a Praça da República acolhe o evento “Todos ao Bombo” e o Largo de S. Francisco será palco para o festival “Braga Capital do Cavaquinho”. No dia 16 o destaque vai para o Cortejo Etnográfico, que irá percorrer as principais ruas da cidade, e para o festival Folclórico das Festas de S. João, que terá lugar na Avenida Central. O grupo musical “Siga a Farra”, no dia 18, assume a animação, com um concerto junto à Igreja de S. João do Souto.
Durante a semana a festa continua e, no dia 19, o Theatro Circo volta a acolher a Gala Sanjoanina que contará com a participação da Banda Sinfónica da GNR. No dia 21, a Praça Municipal será o ponto de partida do Cortejo Histórico, um momento evocativo das raízes e tradições destas festas sanjoaninas.
Ainda assim, o ponto alto acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho, com despiques de bombos, o Cortejo Internacional de Gigantones e Cabeçudos, o concerto da Ana Malhoa, a abertura oficial das festas na Praça Municipal, a homenagem ao mestre Veiga, o Cortejo das Rusgas e o concerto de David Carreira. No dia 24 decorre o famoso e tradicional Cortejo Sanjoanino, com o Carro das Ervas, o Carro do Rei David e o Carro dos Pastores, depois, à noite, as comemorações terminam com chave de ouro ao som de um concerto dos “The Gift”.