Evidenciando de que forma pessoas felizes, ambientes saudáveis e liderança humanizada são a chave para empresas mais produtivas e lucrativas, Ricardo Costa, líder de referência em Portugal, explora fórmulas revolucionárias para o sucesso empresarial.
Gestor de referência, Chairman do Grupo Bernardo da Costa e criador do primeiro Departamento da Felicidade do país, Ricardo Costa lançou um livro intitulado “A Felicidade é Lucrativa”, publicado pela editora Contraponto. A obra, numa altura em que os modelos de lideranças estão em discussão e em que os desafios no mundo laboral são cada vez mais exigentes, revela como a felicidade no trabalho impulsiona a produtividade, atrai talento e maximiza os lucros.
“Espero verdadeiramente que este livro vos motive a alcançar a excelência e a felicidade, não só no trabalho, mas em todas as áreas da vida. Tenho a certeza de que estamos a redefinir o que significa trabalho e produtividade!”, disse o autor numa publicação na rede social LinkedIn. Como um dos rostos da mudança e da inovação na área dos negócios e dos recursos humanos, neste livro, Ricardo Costa parte a partir do exemplo testado nas próprias empresas e demonstra como ter pessoas motivadas potencia os resultados de qualquer organização.
Além de encarar o mundo corporativo de uma forma completamente inédita, o CEO aponta ainda soluções para muitos dos problemas que se vivem no contexto laboral, tais como o burnout, as relações débeis entre colegas ou a baixa produtividade, e traça caminhos para o desenvolvimento do país, sugerindo como se deve ter um sistema de ensino mais preparado para os desafios do futuro e de que forma o tecido empresarial pode ganhar elasticidade e otimizar resultados.
Até à data, o livro possui duas apresentações agendadas. A primeira será em Braga, na Colunata de Eventos, no dia 16 de maio, pelas 18h30. Ao lado de Ricardo Costa, a apresentar o livro, estarão a deputada Ana Mendes Godinho e o Cardeal Américo Aguiar. Enquanto isso, em Lisboa, a apresentação será conduzida por Graça Freitas e Rui Miguel Nabeiro, no dia 21 de maio, pelas 18h30.
Todas as receitas correspondentes aos direitos de autor de Ricardo Costa sobre o livro irão reverter na íntegra para a criação do fundo “Fernando Costa”, batizado em homenagem ao seu irmão, que se destinará a apoiar o acesso de jovens ao Ensino Superior. “Acredito firmemente que a educação é a arma mais poderosa na sociedade”, ressalva o gestor.