A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria registou este ano o maior número de sempre de pessoas a voluntariarem-se para participar no evento. Ao todo, foram 857 candidaturas de mulheres e homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 81 anos, de diferentes zonas do país e não só.
Com mais uma mítica Viagem Medieval a aproximar-se, o município de Santa Maria da Feira recebeu 857 candidaturas de voluntários, o maior número de sempre de candidatos a participantes em cada umas 26 edições anteriores.
Os voluntários, provenientes das zonas norte e centro, Lisboa, Funchal e até do Brasil, são os primeiros rostos do evento, estando na linha da frente no contacto com o público. O que é certo é que ao longo do tempo têm vindo a conquistar um papel de relevo noutras áreas de atuação menos visíveis aos visitantes, mas igualmente relevantes e enriquecedoras do ponto de vista da capacitação e da construção da Viagem Medieval.
Também o número de aspirantes a guerreiros (figurantes) para participar no espetáculo diário de grande formato cresceu exponencialmente face a 2023. Este ano, 206 pessoas candidataram-se a integrar estas aventuras com história. Os mais de mil candidatos – voluntários e guerreiros – passam sempre por uma segunda fase, que se trata do processo de entrevista de seleção.
Marca do património de Santa Maria da Feira e de Portugal, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria está de volta entre 31 de julho e 11 de agosto. “É numa viagem ao reinado de D. Duarte que se reforça a autenticidade deste evento e a sua dimensão, que envolve a comunidade, o associativismo e os visitantes numa experiência rica e envolvente”, conclui a autarquia, em nota de imprensa.