A freguesia de Arcozelo tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade em Vila Nova de Gaia desde que o atual Executivo assumiu funções, em 2017. À IN Corporate Magazine, a presidente da Junta, Maria Adelina Pereira, faz um balanço positivo destes mais de seis anos e mostra-se determinada a continuar a atingir os objetivos que traçou para a freguesia.
Com uma localização privilegiada junto ao mar e um território onde ainda se encontra uma certa tranquilidade proveniente do mundo rural, Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, junta o melhor de dois mundos: a cidade e o campo.
Quando o Executivo de Maria Adelina Pereira tomou posse, começou a desenvolver um trabalho em várias frentes, como por exemplo no entretenimento, nas obras públicas, no desporto e na educação. “Posso dizer que foi uma abertura a todas as áreas que compõem a vida desta comunidade”.
A contribuir para o desenvolvimento da freguesia, criaram a Academia das Artes, uma entidade que visa dar resposta à comunidade em geral, com diversas disciplinas e atividades que vão ao encontro das necessidades e interesses da população. É o caso de poderem aprender línguas, de tocar vários instrumentos musicais, de praticarem desde hidroginástica a ténis de mesa, e ainda a integrarem o coro local. Para além de poderem aprender, as pessoas têm a oportunidade de conviver e participar em várias iniciativas, como é o caso das Marchas Populares de São João de Vila Nova de Gaia, um concurso em que Arcozelo voltou a participar após vários anos de interrupção e que venceu novamente em 2024.
“As pessoas ficam, de facto, muito entusiasmadas e é uma participação que nos dá muita alegria, uma vez que conseguimos encontramos um grupo que se sente bem, que gosta de participar neste tipo de atividades”.
A autarca refere ainda que a Junta, enquanto entidade pública, fica “muito contente” por ver que está a fazer um serviço público do interesse da comunidade, visto que até os que não participam diretamente no evento “sentem que isto é parte deles. É a freguesia que está a ser chamada a representar e, portanto, todos estão em comunhão”. A par desta iniciativa, também as restantes têm sido bem aceites pelos fregueses, que fazem questão de transmitir o feedback positivo a Maria Adelina Pereira.
Relativamente ao futuro, falta concluir alguns projetos ligados às infraestruturas que fazem falta à freguesia, como é o caso da construção da sede da Junta (já em curso), do posto da GNR, do auditório, bem como a abertura da avenida até ao Espírito Santo. “Estou contente com tudo aquilo que já se fez, porque traçámos um masterplan e agora estamos a pô-lo em prática”. Em jeito de conclusão, a presidente deixa um agradecimento a todos os que têm contribuído para o sucesso do seu percurso à frente dos destinos da Junta de Arcozelo.