Até 7 de Julho a Praça do Rossio e o Mercado do Peixe recebem mais de 40 propostas multidisciplinares, desde sessões de poesia a bordo de moliceiros e conversas-concerto, até concertos e entrevistas. A entrada é gratuita.
Já arrancou a 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, que, até 7 de julho, regressa a um dos locais mais simbólicos da cidade, o Rossio. O novo espaço, recentemente requalificado, permite uma reorganização, albergando um maior número e variedade de participantes. Se em 2023 havia 29 expositores, em 2024 o número quase que duplicou e, no total, existem 50 expositores espalhados pela emblemática praça.
“Este é o momento certo para reinventar o evento, colocando a atenção na programação cada vez mais eclética e internacional, trazendo a Aveiro algumas das figuras mais relevantes da literatura de língua portuguesa”, afirma José Ribau Esteves, autarca da cidade de Aveiro. “Pretende[-se] o desenvolvimento de um evento literário e cultural que estimule o debate na cidade e convoque os cidadãos a refletir sobre o mundo em que vivemos”, sublinha. Este ano, com um universo temático focado na emigração, imigração, transnacionalidade, a arte da partida e os 500 anos de Camões, a Feira do Livro de Aveiro será palco para debate de alguns dos temas mais sensíveis da atualidade. Ainda, ao longo de mais de duas semanas de programação, há entrevistas e debates com nomes como Miguel Esteves Cardoso, Ricardo Araújo Pereira, Dulce Maria Cardoso, Martim Sousa Tavares e Joana Marques.
Na música, há espaço para três conversas-concerto com Ana Lua Caiano, Luísa Sobral e os brasileiros Almério e Martins, e ainda, uma escuta partilhada e comentada de algumas canções que marcaram os últimos 50 anos da democracia portuguesa por Luís Freitas Branco e Carlos Vaz Marques. A programação fica completa com sessões de poesia a bordo dos tradicionais barcos moliceiros, as noites de autores aveirenses e o espaço infantil “Lilliput”, que este ano incorpora o Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância.
Todas as sessões têm entrada livre e decorrem no Mercado do Peixe, em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros, no Rossio. A programação completa pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Aveiro ou através das redes sociais da Feira do Livro de Aveiro.