Notícias

Rui Moreira distinguido por Universidade do Kosovo com o título “Honoris Causa”

A Universidade UBT, do Kosovo, atribuiu ao presidente da Câmara Municipal do Porto o título “Honoris Causa”, um reconhecimento académico que visa destacar personalidades pelo elevado mérito em várias áreas. Rui Moreira recebeu o “Prémio de Excelência em Liderança” por ter contribuído positivamente para aquele país.

Honrado com a distinção recebida, o presidente da Câmara Municipal do Porto considera a UBT como “uma das mais inovadoras instituições de ensino superior no Kosovo e em toda a região”. Rui Moreira não deixou de partilhar a vontade de que “esta distinção reforce, também, os laços de cooperação e amizade entre o Kosovo e o Porto, cidade com uma histórica vocação académica e um trabalho de excelência na área da investigação científica”.

Nas palavras do autarca, Portugal é hoje um país de liberdade, onde as pessoas podem expressar os seus pensamentos, onde podem resistir à opressão. “Vimos a independência do Kosovo, que agora se assinala, como uma grande oportunidade para reunir e para que saibam que os portugueses estiveram sempre ao vosso lado e que admiramos o que vocês alcançaram”.

Sobre o papel das universidades, disse que o pretendido “não é atingir o crescimento, por si, é a capacidade de entender o mundo, as mudanças e de olhar para o futuro, de acreditar num futuro brilhante”. O presidente terminou com uma mensagem referente à necessidade de combater o medo. “Desde que consigamos desenvolver o conhecimento e a nossa capacidade de compreensão, seremos capazes de sobreviver às ameaças”. O Prémio Excelência em Liderança foi entregue pelo reitor da Universidade UBT, Edmond Hajrizi, que fez questão de lembrar que a distinção é entregue “a personalidades com comprovado impacto, não apenas no Kosovo, mas a nível global relacionado com os valores da humanidade”. Durante o discurso, Edmond Hajrizi sublinhou a importância de “não esquecer o papel de pessoas e instituições no apoio à liberdade” e referiu o “espírito empreendedor” e a “capacidade de liderança” do autarca da Câmara do Porto como critérios para a distinção.

Além dos “valores sociais e políticos em prol do Porto e de Portugal”, o responsável da UBT considerou, também, “a proatividade para apoiar o Kosovo e criar sinergias entre os dois países”.