Tendo tanto de bucólico como de idílico, este município do Pinhal Interior Norte é conhecido pelas suas paisagens de tirar a respiração. Desde a quietude e imponência da Serra do Açor até às águas frescas e cristalinas dos rios Alva e Ceira, em Arganil ainda é possível observar a natureza no seu estado mais puro.
Pitoresco e com um inigualável valor paisagístico, é assim que melhor se caracteriza o município de Arganil, localizado no distrito de Coimbra, na região da Beira Litoral. Às encantadoras piscinas naturais e praias fluviais, junta-se uma área florestal diversificada com um valor natural transcendente e um património monumental tão (ou ainda mais) rico e diversificado.
Disperso pelo concelho, vale igualmente realçar o notável património religioso da região. Espelho disso são a histórica Capela de S. Pedro, datada do século XIII e classificada Monumento Nacional desde 1931, e o Santuário do Mont’Alto, edificado no século XVI, que, com uma vista incomparável de grande amplitude, até aos dias de hoje congrega várias festas, procissões religiosas e romarias. Porém, sem dúvida, o principal ponto de atração do concelho é a Aldeia Histórica de Piodão, considerada, em 2017, uma das 7 Maravilhas de Portugal. Reconhecida pelo casario em xisto, os telhados de lousa negra e as janelas e portas azuis, esta singela localidade preserva traços arquitetónicos caraterísticos de aldeias medievais. Quando enquadrada na paisagem, é digna de pintura. Arganil possui ainda uma gastronomia tradicional merecedora de menção e, entre doces e salgados, destacam-se Bucho Recheado à Moda de Vila Cova de Alva, o Cabrito à Serrana, a Chanfana, a Tigelada e os clássicos Sequilhos. Nesse sentido, durante o segundo fim de semana do mês de junho realiza-se, anualmente, uma Mostra Gastronómica com tasquinhas de todas as freguesias do concelho.
Nas margens do Alva e do Ceira
Um dos ex-libris do município são também as praias fluviais, as quais fazem as maravilhas de quem as visita. A Praia Fluvial da Cascalheira, em Secarias, e a Praia Fluvial de Côja, ambas no rio Alva, são exemplos notáveis do caráter único desta zona beirã. A Cascalheira distingue-se pelos locais de sombra proporcionados pela galeria ribeirinha de amieiros, e a de Côja, conhecida como a “Princesa do Alva”, é constituída por um açude que cria um espelho de água ideal para a prática de algumas atividades recreativas, como canoagem, gaivotas ou pesca desportiva.
A Praia Fluvial da Benfeita, na Aldeia do Xisto de Benfeita, beneficia da proximidade com a Fraga da Pena e a Mata da Margaraça, tornando-a um ponto de atração natural e cultural. Enquanto a Praia Fluvial de Pomares, com vista para a Serra do Açor, fica junto à ponte que atravessa a Ribeira da Moura, na aldeia de Pomares.
Ainda, a Praia Fluvial de Piódão, localizada em pleno coração da aldeia, é um destino popular, famoso pela sua singular composição urbanística, pela expressão arquitetónica e pela moldura paisagística que o envolve. Resultado de uma represa criada na ribeira, esta praia é propícia para dias de lazer, pois está envolta de diversas árvores que asseguram sombra nos dias mais quentes.
Além das praias fluviais, Arganil conta com seis zonas balneares – Agroal, Folques, a famosa Foz d’Égua, Moinho de Alva, Peneda Talhada e Urtigal –, cada uma com particularidades distintas. Por exemplo, Agroal destaca-se pela paisagem verdejante e agasalhada pela serra; Folques, por sua vez, contrasta com águas tão frias quanto cristalinas. Já na Foz d’Égua encontra-se um enquadramento paisagístico único em que o xisto é protagonista, a par das pontes pitorescas que conferem uma aura mística única ao local, típica de contos de fadas.
As zonas de lazer do município são igualmente convidativas nas tardes quentes de verão e as opções são várias e para todos os gostos. Barril de Alva tem uma localização privilegiada na margem direita do Rio Alva e, a poucos quilómetros dali, fica Cartamil, rodeada pelas serras do Açor e da Pampilhosa da Serra, que encanta pelas águas refrescantes. Por sua vez, o Poço da Cesta, em Casal Novo, proporciona aos visitantes um ambiente idílico rodeado por exuberante vegetação. A Zona de Lazer da Malhada Chã, situada a 841 metros de altura, é verdadeiramente única, enquanto Valeiro do Barco, em Sarzedo, se destaca pela piscina artificial e ambiente sereno, ideal para relaxar à sombra dos choupos e sobreiros.